sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Brasileiros e brasileiras em missão na Bolívia realizam encontro

O Centro de Formação Sagrada Família de Nazaré, na cidade de Santa Cruz de la Sierra acolheu, nos dias 6 a 8 de setembro, o 10º Encontro de brasileiros e brasileiras em Missão na Bolívia. O objetivo da reunião é partilhar experiências, celebrar a vida e motivar-se mutuamente para seguir a missão. É significativa a solidariedade no grupo e o apoio da Igreja do Brasil.

Participaram mais de 40 missionários e missionárias que trabalham nas 18 circunscrições eclesiásticas do país, alguns no frio das montanhas, outros do calor das planícies. Do Brasil, participaram os padres Camilo Pauletti, diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e Ubajara Paz de Figueiredo, da arquidiocese de Campo Grande (MS), um dos pioneiros da iniciativa.

Padre Loacir Luvison, coordenador da Casa, deu as boas vindas e conduziu a apresentação dos participantes. A partilha revelou muita riqueza no trabalho dos missionários e algumas situações de sofrimentos devido aos escassos recursos e à pobreza em que vive o povo.

A manhã do sábado, dia 7, foi reservada para a oração, reflexão e jejum em comunhão com toda a Igreja, que a pedido do papa Francisco, rezava pela paz na Síria, no Oriente Médio e no mundo. Uma Via-sacra e as palavras do papa marcaram esse momento.

Durante a tarde, padre Luís Lopes, missionário da Sagrada Família e coordenador da dimensão missionária na arquidiocese de Santa Cruz, apresentou a caminhada missionária da Igreja na Bolívia. Padre Camilo, por sua vez, falou sobre a missão no Brasil, mostrou os subsídios da Campanha Missionária de outubro e a preparação para o Congresso Missionário Americano (CAM 4 - Comla 9), a ser realizado no mês de novembro em Maracaibo na Venezuela.

Organizados em dois grupos, no domingo, os participantes celebraram com o povo em duas paróquias na periferia de Santa Cruz de la Sierra.

Na avaliação do padre Camilo, "estes encontros fazem muito bem e devem continuar. Os missionários sentem a importância da solidariedade e o apoio da Igreja do Brasil. Agradecemos o bonito trabalho e a dedicação desses nossos irmãos e irmãs missionários na Bolívia. Pedimos a Deus que os acompanhe e os fortaleça na Missão, para continuarem dando testemunho de serviço, amor e alegria".

Atuam na Bolívia mais de 100 missionários e missionárias de várias congregações e institutos, dos quais 17 estavam representados no encontro.

O 11º Encontro foi marcado para os dias 4 a 6 de setembro de 2015. Espera-se a participação de representantes da CNBB, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e alguns superiores das congregações que trabalham no país.

Histórico

Os encontros entre os missionários e missionárias brasileiros na Bolívia iniciaram em 1996 sendo o primeiro realizado na casa Cardeal Maurer da Conferência Episcopal Boliviana (CEB), em Cochabamba, na solenidade de Nossa Senhora Aparecida. A experiência foi avaliada positiva e por iniciativa do padre Ubajara Paz de Figueiredo, na altura trabalhando naquele país, alguns missionários brasileiros decidiram continuar os encontros.

O grupo optou por reunir-se em 1997, visando a participação mais numerosa de pessoas inseridas nessa missão. A partir de então, os encontros acontecem a cada dois anos, em data próxima ao Dia da Independência do Brasil, época climática e pastoralmente mais favorável. A prática tem mostrado que a cidade de Santa Cruz de la Sierra é o local mais viável e passou a acolher todos os encontros que, este ano de 2013, realiza a sua 10ª edição.

Fonte: Assessoria de Imprensa POM