quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Pastoral da Educação busca diálogo entre Igreja e sociedade

O Regional Sul 4 da CNBB acolheu o I Encontro da Pastoral da Educação, que tratou do tema "Pastoral da Educação: Igreja e Sociedade em Diálogo", entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em Florianópolis, com o objetivo de promover a partilha de experiências entre os agentes da Pastoral da Educação das dioceses e arquidioceses dos regionais. As reflexões foram motivadas pelo Documento 47 da CNBB, Educação, Igreja e Sociedade, no qual consta que "a Educação - condição básica para o desenvolvimento pessoal e exercício da cidadania - é urgência Nacional. A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo do nosso país".

Na oportunidade, os participantes avaliaram e assumiram os encaminhamentos propostos para a Pastoral da Educação por ocasião do XVI Encontro Nacional. Além disso, foi proposta a elaboração das Diretrizes Nacionais da Pastoral da Educação a partir da reflexão sobre as orientações, conceitos e procedimentos para a sua implantação; e ampliado o espaço de diálogo e interlocução com o poder público e a sociedade civil sobre a educação no país.

O encontro foi organizado pelos regionais da CNBB no sul do Brasil (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), com participação do arcebispo de Florianópolis e presidente do regional Sul 4 da CNBB, dom Wilson Tadeu Jönck; do bispo-auxiliar de São Paulo e bispo referencial para a Pastoral da Educação da CNBB, dom Julio Endi Akamine; do bispo da diocese de Tubarão e bispo referencial para Pastoral da Educação no regional Sul 4, dom João Francisco Salm; e do bispo da diocese de Jacarezinho e bispo referencial para Pastoral da Educação no Regional Sul 2, dom Antonio Benevente.

Com a realização dos Encontros da Pastoral da Educação, pretende-se avançar na organização e articulação da Pastoral da Educação no Brasil.

Fonte: CNBB