sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Abertura da Campanha da Fraternidade 2010


Na quarta-feira de cinzas desse ano, foi aberta oficialmente a Campanha da Fraternidade Ecumênica que tem como tema “ECONOMIA E VIDA” e como lema “VOCÊS NÃO PODEM SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO”. (Mt 6,24)

Várias cidades tiveram cerimônias de abertura como, em Brasília, onde os representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e fizeram um panorama do que seria a campanha este ano.
Em São Paulo na catedral da Sé, dom Odilo Scherer arcebispo metropolitano de São Paulo, concedeu uma coletiva de imprensa a diversos veículos de comunicação, e depois presidiu a missa de cinzas para todos os presentes, e aos moradores da cidade. A equipe da Revista Mundo e Missão esteve presente, éramos uns quinze jornalistas, a maioria de veículos da imprensa católica, mas o acontecimento também foi coberto por grandes emissoras como a Globo News.
Dom Odilo, fez uma explanação sobre o tema, e logo depois abriu espaço para perguntas. A Campanha da Fraternidade quer ajudar a construir novas relações, apontando princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidariedade. Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelar pelas palavras de Jesus: “Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde traças e os vermes arruínam tudo, onde ladrões arrombam as paredes para roubar”. Mas acumulai para vós tesouros no céu.” (Mt 6,l9-20ª). “Precisamos lançar a ideia de que a economia, não se trata de acumulação de bens, mas de partilha mútua, este é um momento propício para se falar em economia, o mundo passou por uma grave crise econômica e deixou muitas vítimas” completou dom Odilo. A campanha também baseada na última encíclica  Cáritas in Veritate quer resgatar os princípios éticos, e fazer um apelo a conversão, para o arcebispo deve-se ter atitude, criar relações econômicas para que a economia não venha a agredir a vida.
Quando questionado sobre como fazer com que as pessoas mudem seu pensamento, disse que era preciso ter uma ação educativa, incentivar um pensamento novo, e isso ocorre através dos exemplos que começam em casa, citou o desperdício dos alimentos, “muito é jogado fora, deve se ter mais respeito pela Vida”. Neste dia também foi feita a coleta da solidariedade para o povo do Haiti, e todas as paróquias foram convidadas a fazer o mesmo. Dom Odilo ao ser questionado sobre o uso da água, lembrou da Campanha da Fraternidade de 2004, que teve como tema: Fraternidade e água e, como lema: “Água, fonte de vida”, e que a água não pode ser um produto, é necessário que a água seja um direito, um bem público, não pode ser um produto privatizado. Independente do ano eleitoral o arcebispo espera que este tema seja tratado pelos políticos, que haja a implantação de projetos que possam diminuir a desigualdade social. “É um tema difícil, se for tratado com teorias econômicas, mas se é com o olhar da campanha fica um pouco mais fácil”.
 “Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro! (Mt 6,24)”. Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus.
O objetivo da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 é estimular a todos a compreender e vivenciar os valores do Reino de Deus, a acreditar que uma nova sociedade, mais justa e solidária, é possível, e a construir um modelo econômico em que a vida esteja em primeiro lugar.

Fonte: Valesca Montenegro - Mundo e Missão
Local: São Paulo