quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Caravana Missionária em Nova Venécia (Espírito Santo): um instrumento para a evangelização

Jovens da paróquia São Marcos em Nova Venécia, diocese de São Mateus (ES), percorrem as Comunidades de Base, colocando em prática as palavras do papa Francisco: “Quero uma Igreja Missionária”. A Caravana Missionária que reúne a Pastoral da Juventude, Ministério Jovem, Pastoral da Juventude Rural e a Juventude Missionária, surgiu diante da necessidade de ir ao encontro dos jovens e sair das “quatro paredes”.

O objetivo do Projeto é somar forças entre as várias representações juvenis da paróquia através da união e partilha daquilo que cada instância tem a oferecer. Essa unidade se constituiu num verdadeiro instrumento de evangelização no contexto da diocese de São Mateus que vive a experiência das "Santas Missões Populares” e deu origem à Caravana Missionária.

A primeira comunidade a receber a Caravana foi a Sagrado Coração de Jesus, que reuniu jovens de vários lugares. A segunda foi a comunidade São Benedito, no Córrego Seco, onde estiveram presentes muitos jovens, famílias e crianças.
A Caravana tem como ideal o espírito missionário como ponto de partida para concretizar o lema, “Jovem evangelizando Jovem”.
Nada melhor para atrair um jovem do que outro jovem que tem a mesma linguagem, o mesmo espírito e o mesmo jeito de viver.
Na última missão houve o lançamento oficial da logomarca, desenhada por Lucas Salvador e Ana Paulo Lázaro Monte. A arte foi desenvolvida com uma forma que denota alegria, ou seja, jovialidade. Isso lembra vigor de Deus, aquilo que marca a vida dos jovens, e que na falta os deixa vazios.
 
Significado da logomarca
 
O globo, símbolo da missionariedade, recorda a missão além-fronteiras: “Ide e anunciai o Evangelho entre todas as nações”. Representa também, a casa das nações que inclui toda a humanidade, portanto, a casa das missões. As linhas paralelas trazem as cores dos cinco continentes que representam a totalidade e a diversidade de povos, que esperam conhecer Jesus.

Tal como o planeta Terra, o globo se encontra inclinado, dando a ideia de movimento. A juventude é a faixa etária do movimento, do corre-corre, das buscas incessantes pelo sentido da vida, pelo emprego, educação, da definição de sua vida profissional e social.

Abraçando o globo temos a cruz do “Bote fé”, uma réplica criada aqui no Brasil para representar a Cruz peregrina da JMJ, que se tornou símbolo da juventude; uma cruz que atravessa os cinco continentes, representado nas cinco cores, memória do mistério de Jesus. O abraço da cruz ao globo significando também, que o mistério de Jesus, a salvação, se estende a todos e que os jovens abraçam essa missão de anunciar o Reino a todas as criaturas. Se a missão de anunciar a salvação se estende a toda humanidade, a cruz é o caminho proposto por Cristo para alcançá-la. É por isso que o ônibus, símbolo da Caravana, anda sobre a cruz. No ônibus, há quatro jovens, cada um representando uma raça: negra, amarela, vermelha e branca. Nas mãos, três símbolos da missão: a bandeira, a Bíblia e o Terço. A bandeira faz lembrar a alegria, festa e animação, características marcantes dos jovens; também lembra a luta e a defesa dos direitos e da identidade.

A Bíblia é palavra de Deus que anima, dá força, coragem e discernimento. O Terço representa a oração, proximidade e contato direto com Deus. Representa ainda, a devoção mariana; fé naquela que é a Mãe de Deus, de Jesus, da Igreja e nossa. Maria que foi a primeira discípula missionária. Os jovens do ônibus são os que se lançam para mostrar a “todos lá fora” quais são os seus valores e sua identidade.

É bom destacar: a Caravana Missionária não é mais uma pastoral ou movimento, e sim um instrumento de evangelização a serviço dos jovens engajados na Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Rural, Ministério Jovem e Juventude Missionária, que formam a Caravana Missionária.

Fonte:Assessoria de Imprensa - Diocese de São Mateus (ES)