terça-feira, 9 de abril de 2013

Pastoral da Juventude da diocese de Criciúma inicia nova turma da EDEJU

A Pastoral da Juventude (PJ) da diocese de Criciúma (SC) dá início nesta sexta-feira, 05 de abril, à sétima turma da Escola Diocesana de Evangelização da Juventude “Padre Ludgero Buss”, (EDEJU).

A primeira etapa de formação acontecerá na Casa de Encontros da Congregação de São José (Josefinos de Murialdo), em Balneário Arroio do Silva, e será assessorada pelas psicólogas Heverlin Cirimbeli Giassi e Diomara Fernandes Réus. Ainda na sexta-feira, às 20h30, acontecerá a missa de abertura, presidida pelo bispo dom Jacinto Inacio Flach.

diocese de criciumaCom o objetivo de capacitar jovens que assumam a missão de evangelizar, em especial a juventude em suas comunidades, a EDEJU é realizada em cinco etapas, em finais de semana alternados durante o ano. “Espera-se que os jovens, ao final da escola, sintam-se animados e preparados para articular grupos de jovens e participar da vida da comunidade, contribuindo para a construção da ‘Civilização do Amor’, com seu jeito de ser, crer e viver”, ressalta o coordenador da PJ, Marcos Tramontin Serafim.

Segundo Serafim, a EDEJU tem proporcionado fundamental espaço de formação, espiritualidade e cultivo para os jovens que atuam nas diferentes realidades da diocese de Criciúma, fortalecendo lideranças nos grupos de base e preparando os jovens para assumirem serviços de coordenação em seus espaços de atuação, sejam comunitários ou paroquiais.

A sétima turma da EDEJU contará com a participação de cerca de 30 jovens das paróquias da diocese de Criciúma e terá em sua programação:

1ª Etapa
Juventude e Dimensão Pessoal
Data: 05 a 07 de abril de 2013
Local: Casa dos Josefinos de Murialdo, Balneário Arroio do Silva

2ª Etapa
Igreja, Comunidade e Grupo
Data: 17 a 19 de maio de 2013
Local: Paróquia São Paulo Apóstolo, Michel, Criciúma

3ª Etapa
Identidade, Missão e História da PJ
Data: 21 a 23 de junho de 2013
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Forquilhinha

4ª Etapa
Juventude e Espiritualidade Cristã
Data: 27 a 29 de setembro de 2013
Local: Paróquia São Marcos, Nova Veneza

5ª Etapa
Juventude e Sociedade
Data: 08 a 10 de novembro de 2013
Local: Casa dos Josefinos de Murialdo, Balneário Arroio do Silva

Fonte: Pastoral da Juventude