terça-feira, 9 de abril de 2013

Papa Francisco encontrou-se com Ban Ki-Moon, Secretário-Geral da ONU

O Santo Padre recebeu em audiência nesta terça-feira de manhã o Secretário Geral da Organização das Nações Unidos, Ban Ki-moon, que sucessivamente se encontrou também com o Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado, que se encontrava acompanhado do subsecretário do Vaticano para as relações com os Estados, Mons. Antoine Camilleri.

Como se informa em comunicado oficial, “o encontro, que se coloca na tradição das audiências concedidas pelos pontífices aos vários Secretários Gerais das Nações Unidas, ao longo dos tempos, quer exprimir o apreço que a Santa Sé nutre pelo papel central da Organização, na preservação da paz no mundo, na promoção do bem comum da humanidade e na defesa dos direitos fundamentais do homem”.

“Nos colóquios, cordiais (prossegue o texto), foram abordados temas de interesse recíproco, em especial sobre situações de conflito e de grave emergência humanitária, sobretudo na Síria, e outras – como a da península coreana e no continente africano – onde se encontram ameaçadas a paz e a estabilidade.

Fez-se também referência ao problema do tráfico de pessoas, em especial das mulheres, e às questões dos refugiados e dos migrantes. O Secretário Geral da ONU, que iniciou recentemente o seu segundo mandato no carto, expôs o seu programa para os próximos cinco anos, centrado nomeadamente na prevenção dos conflitos, na solidariedade internacional e no desenvolvimento económico équo e sustentável

Papa Francisco, por sua vez, recordou também o contributo da Igreja Católica, a partir da sua identidade e com os meios que lhe são próprios, a favor da dignidade humana integral e para a promoção de uma Cultura do Encontro que concorra para os mais altos fins institucionais da Organização”.

Fonte: Rádio Vaticano