sexta-feira, 5 de abril de 2013

Missionárias Scalabrinias realizam Capítulo Provincial em São Paulo

Teve início na manha de ontem, quinta-feira, dia 04, o 19º Capítulo Provincial das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas da Província Nossa Senhora Aparecida, São Paulo.

De acordo com a Superiora Provincial, Irmã Neusa de Fátima Mariano, o evento tem como objetivo principal indicar as capitulares para o 13º Capítulo Geral Eletivo que acontecerá em novembro de 2013 no Brasil.

"Além de nos atermos à preparação do Capítulo Geral da Congregação que se realizará no Brasil em novembro e apurar suas delegadas, apresentaremos também a realidade atual da Província por meio do relatório destes últimos seis anos", disse.

As missionárias escolheram como tema iluminador para este evento, ‘Vocação Scalabriniana, testemunha de esperança e profecia' e o lema ‘Erguei os vossos olhos e olhai os campos'(Jo 4,35), escolhido em base às principais necessidades da Congregação e busca de maior fidelidade à missão scalabriniana de servir e acompanhar os migrantes e refugiados.

"Nesse momento atual da sociedade, ser sinal profético é ser sinal de esperança no contexto das migrações. Cada vez mais cresce os desafios e as demandas que decorrem das migrações, dentro de uma sociedade globalizada, onde o fenômeno migratório cresce cada vez mais somos chamadas a ser um sinal de profecia e esperança e promover vida em abundância aos migrantes e aos refugiados", relatou.

A Irmã ressaltou ainda que a diminuição das vocações tem constituído uma das grandes preocupações para a Congregação.

"Estamos convictas de que nada vale investirmos na Animação Vocacional, como missionárias religiosas scalabrinianas para os migrantes, se não renovarmos com coragem e ousadia profética a nós mesmas naquilo que é essencial para a nossa razão de ser, conviver e atuar na Igreja e no mundo das migrações", concluiu.

Uma Celebração Eucarística, presidida pelo diocesano e assessor da Vida Religiosa na Diocese de Jundiái, padre Alberto Simionato, marcou o início do Capítulo.

Em sua homilia o padre ressaltou a força de Jesus manifestada na ressurreição e que impele os discípulos/as saírem em missão como testemunhas. "Jesus se mostra à comunidade cristã desvelando o coração de seus discípulos para acreditarem. Jesus fala para eles sobre o que realizava na força da profecia. E tudo que o discípulo faz deve ser em nome e por causa do ressuscitado. Seu nome é poderoso e ele é capaz de dar a visão e o poder de andar, assegurou.

Participam deste Capítulo, as Irmãs vindas dos mais variados campos de missão em Colômbia, Honduras, Equador e Bruxelas e dos seis estados do Brasil onde a Província atua: Espírito Santo, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

Na tarde desta quinta, as capitulares fizeram a apuração dos votos das delegadas da Província Nossa Senhora Aparecida ao Capítulo Geral, vindos das 29 comunidades que compõem a Província Nossa Senhora Aparecida.

Fonte: Rosinha Martins - Assessoria de Imprensa Scalabrinias