segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Igreja no Rio Grande do Sul envia seminarista para a Missão em Moçambique

O Seminarista Bruno Eskopinski da Arquidiocese de Porto Alegre está se preparando para fazer seu estágio curricular, que será durante todo o ano de 2013. Como é de costume na Arquidiocese, todos os seminaristas da Teologia, após o terceiro, ou quando concluem o quarto ano são encaminhados pela equipe de formadores para a realização de um Estágio Pastoral, em uma das Paróquias da Arquidiocese. É claro que ele não será o único Seminarista da Arquidiocese a realizar um Estágio Pastoral neste ano. O que o distingue aqui, é o fato de que o Bruno ter se oferecido para realizar seu estágio em Moçambique. Ele aceitou o convite/desafio que o Bispo Referencial da Animação Missionária do RS fez durante o Primeiro Encontro de Formação Missionária para Seminaristas (I FORMISE), realizado no Rio Grande do Sul, na cidade de Passo Fundo. Este encontro de formação missionária aconteceu no ano passado e reuniu mais de 60 seminaristas de várias Arquidioceses e Dioceses do Estado. O I FORMISE/RS foi promovido pelo Conselho Missionário do Regional Sul 3 (COMIRE/RS), assessorado e apoiado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e coordenado pelos Seminaristas da Arquidiocese de Passo Fundo, organizados através do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE).

Mesmo sem ter participado do I FOMISE o Seminarista Bruno soube que o Projeto Igrejas Solidárias: Brasil/Moçambique, através de Dom Jaime Kohl, havia lançado o convite/desafio aos seminaristas para que pensassem na possibilidade de realizarem uma experiência missionária em Moçambique. Após manifestar seu interesse aos seus formadores e ser apresentado para a Coordenação do Projeto Igreja Solidárias, o Seminarista está sendo encaminhado para um ano de Estágio Pastoral em Moçambique, na Arquidiocese de Nampula, na Missão de Moma que compreende o atendimento de mais de 140 pequenas comunidades cristãs.

Na Missa de envio, que será realizada no dia 17 de fevereiro de 2013, às 19 horas, na Paróquia Sagrada Família, localizada na Rua D. Feliciano, 582, B. Santa Fé, em Gravataí, o jovem Bruno Eskopinski, será enviado em nome da Igreja do Regional Sul 3, pela da sua comunidade, pelo pároco e pelo Bispo do Vicariato de Gravataí, Dom Jaime Spengler, para a Missão em Moçambique.

Convidamos toda a Igreja do RS e do Brasil, para que esteja em sintonia e reze junto conosco neste dia, para que o Seminarista Bruno, que vai se somar a equipe missionária brasileira (Pe Rodrigo Schuler de Souza da Dioc. de Osório, Pe João Carlos Silveira, Daniela Gamarra, ambos da Arquidiocese de POA) que já está em missão através do mesmo projeto, seja guiado pela Luz do Espírito Santo e abençoado por Deus e assim seja um sinal de Esperança, Ternura e de Misericórdia junto ao povo Moçambicano.

Fonte: Fabiano Dalcim - COMIRE Sul 3