sábado, 4 de fevereiro de 2012

Coordenação da 5ª Semana Social Brasileira se reúne para tratar da comunicação do evento

No último dia 31 de janeiro, houve uma reunião com todos os membros da equipe executiva de coordenação, que planeja as ações da 5ª Semana Social Brasileira, em Brasília. Várias instituições estavam presentes na reunião que tratou da comunicação. Estavam nesta reunião representantes do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), da Cáritas, do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES), ligado aos jesuítas. A participação também engloba todas as dioceses e pastorais ligadas à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz.

O tema do evento será "Estado pra quê e pra quem?". O objetivo da reunião foi construir o site da 5ª Semana, inclusive com temas discutidos nas edições anteriores. A página ainda está em construção, e nela irão constar todas as informações das semanas sociais brasileiras a serem realizadas nas dioceses. A previsão é de que esteja finalizada até o final de fevereiro.

O articulador da 5ª Semana Social Brasileira, padre Nelito Dornelas, falou sobre o nome do evento. "O termo "Semana" é como uma marca. Em 2010, um grupo estudou como organizar a 5ª Semana o ano todo, e em maio de 2011, a organização foi assumida pelos bispos na sua Assembleia. Em agosto de 2011, foi apresentada aos bispos, na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep)", explica.

O processo de organização do trabalho começou desde agosto do ano passado, e agora os regionais e todas as dioceses e pastorais ligadas à Comissão Caridade, Justiça e da Paz trabalham realizando as suas semanas sociais.

Neste ano, cada diocese e Regional trabalharão o tema proposto para que em maio de 2013 aconteça o grande evento em Brasília. Na ocasião serão propostos debates a respeito de questões sociais, a partir da doutrina social da Igreja trazendo como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva, pois participar implica em ter consciência das dificuldades e erros, mas também propor outros caminhos.

"É um instrumento de diálogo entre igreja e sociedade, sobretudo com aqueles que não tem poder, excluídos, e que estão lutando para adquirir direitos", afirmou padre Nelito. As semanas sociais desempenham importante papel na ação evangelizadora da Igreja. Assim como as Pastorais Sociais, as reflexões propostas no encontro contribuem para intensificar a presença pública da Igreja na realidade sócio/política/econômica, objetivando a transformação da sociedade.

Sobre as semanas sociais anteriores

As semanas sociais são parte da ação evangelizadora da igreja. A primeira Semana Social Brasileira Foi realizada em 1991, de 03 a 08 de novembro. Tinha a finalidade de celebrar, no Brasil, os cem anos da Rerum Novarum. Seu tema central foi o Mundo do Trabalho, Desafios e Perspectivas.

A Segunda Semana Social teve início em meados de 1992, estendendo sua realização ao longo de dois anos, sendo que o grande evento foi realizado em nos dias 24 a 29 de julho de 1994. Seu tema central foi Brasil - Alternativas e Protagonistas. Seu enfoque foi nos candidatos a presidente, às vésperas da campanha eleitoral daquele ano.

A Terceira Semana Social Brasileira ampliou para três anos seu tempo de duração, coincidindo com o tríduo de preparação para o Jubileu do ano 2000. Com a proposta Resgate das Dívidas Sociais - Justiça e Solidariedade na construção de uma sociedade democrática.

A Quarta Semana Social, realizada entre 2004 e 2006 com tema Mutirão por um Novo Brasil, multiplicou-se em 268 Semanas Sociais em todo país.

Fonte: CNBB