segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

1º Encontro de Formação para COMIDIs e COMIPAs

Formação Missionária para Coordenadores e Animadores de Conselhos Missionários Diocesanos e Conselhos Missionários Paroquiais

Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2012
Prezados Irmãos e Irmãs,

A formação dos agentes que se dedicam a coordenar e a participar dos Conselhos Missionários nos diversos níveis é um fator básico para o desenvolvimento das atividades. Eles são chamados a assumir um autêntico espírito missionário numa época em que a dimensão missionária é solicitada por todos os âmbitos eclesiais. É preciso capacitá-los e qualificá-los para enfocar o debate sobre trilhos evangélicos, apontando pistas de ação que mexam, antes de tudo, com uma renovada identidade eclesial.

Os Encontros de Formação Missionária para coordenadores e animadores de COMIDIs e COMIPAs, promovidos pelas Pontifícias Obras Missionárias, o Centro Cultural Missionário e a Comissão Episcopal para a Ação Missionária, são um momento único de animação, debate e troca de experiências em nível nacional, e têm por objetivo fortalecer a articulação dos organismos missionários, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça em maneira eficaz em todas as dioceses e paróquias do país.

Contamos com a participação de algum representante de seu Regional, Diocese, Congregação, Instituto ou Organismo para esse importante momento da caminhada missionária de nossa Igreja no Brasil.

Por ocasião deste Santo Natal, fazemos voto que a participação de todo cristão à ação missionária ad gentes intensifique os laços da caridade entre as Igrejas, e assim tornarmos testemunhas autênticas de um outro mundo possível, sinal do Reino que vem, Dom de Deus que nos concede a graça de converter nossa vida num verdadeiro dom.

Dom Sérgio Arthur Braschi
Bispo de Ponta Grossa, PR
Presidente do Conselho Missionário Nacional

A animação missionária  Igreja do Brasil

1º Encontro de Formação Missionária para Coordenadores e Animadores de COMIDIs e COMIPAs

OBJETIVO GERAL

Fortalecer a articulação dos organismos missionários, a formação de seus agentes, bem como fornecer instrumentos básicos para que a animação missionária aconteça de maneira eficaz em todas as dioceses e paróquias do país.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Aprender a ver a realidade do mundo além de nossas fronteiras.
- Aprender a redescobrir, cultivar e assumir a dimensão universal da missão, como discípulos missionários sem fronteiras (cf. DAp 376).
- Aprender a articular COMIDIs e COMIPAs para uma animação missionária autêntica e eficaz.
- Aprender a formar-nos numa espiritualidade da ação missionária (cf. DAp 284), com coração aberto a todas as culturas e a todas as verdades, cultivando nossa capacidade de contato humano e diálogo (cf. DAp 377).

PÚBLICO

Coordenadores e Animadores de Conselhos Missionários Diocesanos e Conselhos Missionários Paroquiais, particularmente os que estão iniciando esta atividade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Sexta, 17 de fevereiro, às 19h00: acolhida e abertura.
2. Sábado, 18 de fevereiro: O OLHAR DOS DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS SOBRE A REALIDADE DO MUNDO DE HOJE – Pontifícias Obras Missionárias.
3. Domingo, 19 de fevereiro: A MISSÃO HOJE: FUNDAMENTO, CONVERSÃO ECLESIAL, EXTENSÃO E TAREFAS – Centro Cultural Missionário.
4. Segunda, 20 de fevereiro: A ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA, SEUS SUJEITOS E SEU PAPEL NA COMUNIDADE – Comissão Episcopal para a Ação Missionária.
5. Terça, 21 de fevereiro, até 12h00: ELEMENTOS PARA UMA ESPIRITUALIDADE MISSIONÁRIA a partir do Documento de Aparecida – Conselho Missionário Nacional.

METODOLOGIA

Os Encontros Nacionais de COMIDIs e COMIPAs serão animados por sessões de exposições, debates, oficinas, painéis, celebrações, experiências missionárias, apresentação de subsídios, músicas, vídeos e filmes.

DATA E LOCAL

A Semana será realizada de 17 a 21 de fevereiro, no Centro Cultural Missionário, SGAN 905 Conj. “C” – Brasília, DF – Fone: (61) 3274.3009.

INSCRIÇÕES
Poderão ser efetuadas pela internet através do website: www.ccm.org.br. A taxa, incluindo formação e hospedagem, é de R$ 350,00. Vagas limitadas.


Fonte: CCM - Centro Cultural missionário