sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Em 5 de fevereiro, dia de oração e jejum para deter a guerra em Nagaland, nordeste da Índia

Oração e jejum pela paz: é a iniciativa das Igrejas cristãs no estado de Nagaland, no leste da Índia, onde atua uma guerrilha que em 30 anos deixou mais de 20 mil mortos. Domingo próximo, dia 5 de fevereiro, assim como estabelecido pelo Conselho das Igrejas de Nagaland, os fiéis observarão um dia especial de jejum e oração para “arrepender-se, expiar os pecados, pedir a Deus o dom da paz”.

Em um estado de maioria cristã, as Igrejas convidam todos os militantes e grupos guerrilheiros a depor as armas e unir-se à oração “a fim de que Deus possa ouvir, perdoar e curar a nossa terra” – diz o apelo enviado à Agência Fides. A nota pede um cessar-fogo aos combatentes e às tropas governamentais, invocando uma solução política às diversas questões referentes ao povo Naga. O apelo se faz uma semana depois do fracasso dos encontros de paz entre expoentes do governo e movimentos rebeldes, que, por sua vez, são divididos e ocupados em uma luta fratricida.

Nagaland é um dos sete estados do Nordeste da Índia, área muito instável, onde há inúmeros conflitos. O termo "Naga" indica o conjunto das tribos tibete-birmanesas que moram na área. A rebelião armada no estado dura desde 1980: os rebeldes acusam o governo indiano de explorar os recursos locais (minerais, chá, madeira e petróleo) sem oferecer nada à população e combatem pela independência da Índia.

Fonte: Agência Fides
Local: Nova Délhi - Índia