terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Trovador, um ponto de referência para as músicas católicas

Site espanhol chega aos dez milhões de visitantes

O site trovador.com chegou aos dez milhões de visitantes. O serviço de evangelização através da música, iniciado em maio de 2001, é uma iniciativa sustentada “por um grupo de pessoas chamadas a servir ao Senhor na arte e no serviço da evangelização, especialmente dentro da música cristã”, dizem os criadores. “Somos membros da Igreja católica. Estamos comprometidos com ela e realizamos diversas ações pastorais”, completam.

O Trovador nasceu no final de 1994 como uma produtora de música cristã católica. Começou trabalhando na produção de discos de grupos e de artistas cristãos do norte da Espanha. Em 1995, coordenou uma coletânea pela paz, iniciativa que pretendia mostrar o que os artistas cristãos estavam fazendo naquela época. O disco reuniu catorze solistas e grupos e cada um contribuiu com uma música para o trabalho.

Participaram no projeto Juanjo Elezkano, Alberto e Emilia, Alborada, Brotes de Olivo, Egunsentia, Flamiz, Jacobo, Javier F. Chento, Kairoi, Lluis Alba, Luis Alfredo, Marydma, Migueli e Nico.

Em 1996, os iniciadores do projeto criaram o portal Trovador, com o objetivo de cobrir as necessidades de formação, informação e divulgação da música cristã católica em espanhol, atingindo não só a Espanha, mas qualquer país de língua espanhola.

O site foi crescendo até se tornar um lugar de formação e de informação, que recebe, em média, cinco mil visitas por dia, de pessoas de mais de 120 países.

Mais de sessenta trabalhos discográficos já foram editados com o selo Trovador, em especial a partir do ano 2000. Pertencentes a diversos artistas, ou preparados para várias congregações religiosas, os discos contam com o trabalho do Trovador em todas as etapas do projeto, desde a composição, gravação, arranjos, edição e desenho gráfico até a edição final.

O projeto mais recente envolve a produção de programas em vídeo para a televisão, como a edição de shows em DVD e programas didáticos. O Trovador vai além de uma página de internet e de um selo discográfico: é uma comunidade de criadores, que oferece downloads gratuitos de alguns trabalhos e que possui também uma loja e uma rádio na internet.

Para saber mais: www.trovador.com

Fonte: Zenit