terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Braga, Capital Europeia da Juventude 2012

A Igreja estará presente neste acontecimento

Braga foi escolhida pelo Fórum Europeu da Juventude  para Capital Européia da Juventude em 2012 e a igreja estará presente neste acontecimento.

A cidade de Braga concorreu diretamente com duas cidades gregas - Iráclion, capital da Ilha de Creta; e Byron, situada próxima de Atenas - mas de fora ficaram outras 7 cidades que apresentaram a candidatura, entre as quais Málaga (Espanha), Sarajevo (Bósnia) e Roubaix (França).

Duas cidades portuguesas estarão no centro das atenções com iniciativas de âmbito europeu: Braga 2012: Capital Européia da Juventude e Guimarães: Capital Européia da Cultura.

A Igreja estará “presente nestes acontecimentos” e a “pastoral será orientada nesse sentido”, disse D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga.

O título de "Capital Europeia da Juventude" é atribuído a uma cidade européia por um período de um ano. Durante esse ano, a cidade terá oportunidade de apresentar um programa multi-facetado que destaque a riqueza, diversidade e características comuns da aproximação intergeracional européia bem como o empreendedorismo dos jovens no continente.

Entre os eventos a realizar destaca-se o fórum YWorld, evento de abertura da Capital Européia da Juventude 2012, que pretende dar a conhecer junto da comunidade local a vida dos jovens nos vários países do mundo. Objetivo: apontar soluções que promovam a integração, inclusão e proteção dos direitos humanos, assumindo corresponsabilidades nas políticas públicas.

De acordo com notícia da Rádio Vaticana, o arcebispo de Braga disse que vai escrever “uma mensagem de boas vindas aos jovens que passem pela cidade para que o ano “seja aproveitado convenientemente”. Escrita em inglês, espanhol e português, a mensagem vai ser divulgada “na próxima semana”. Segundo D. Jorge Ortiga, “é importante olhar para a juventude e vê-la com os seus problemas e os seus dramas” e “procurar responder à situação concreta dela”.

Nesse sentido, as próximas jornadas de teologia vão abordar a temática da pastoral juvenil e a diocese realizará, brevemente, um fórum da juventude “para pensar sobre os problemas desta e nos melhores contributos para um futuro melhor”, afirmou D. Ortiga.

Fonte: Maria Emilia Marega - Zenit