quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Arquidiocese do Rio realiza Semana da JMJ online

A Pastoral da Juventude (PJ) da arquidiocese do Rio de Janeiro, sob a animação da Comunicação da PJ (COMPJ), está mobilizando todos os jovens católicos à evangelização pelas redes sociais. Entre os dias 6 e 12 de agosto várias matérias, vídeos, músicas e fotos sobre a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estão sendo postados no blog www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com. A PJ quer conduzir à reflexão e à evangelização, especialmente por meio do Twitter, Facebook, MSN, Orkut e e-mails. Uma ampla mobilização está divulgando pelo twitter a hashtag especial, #semanadajuventudejmj nesta quarta-feira, 10.

Essa não é uma iniciativa inédita na arquidiocese do Rio. No dia 5 de junho, quando a Igreja celebrou o 45º Dia Mundial da Comunicação, a Pastoral da Comunicação (Pascom) também mobilizou seus agentes para um trabalho de evangelização pela internet.

Em unidade com o projeto e atendendo à orientação do papa Bento XVI, que escolheu para o Dia Mundial da Comunicação 2011 o tema: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital”, a internet será um ambiente privilegiado para que a evangelização da juventude católica mais uma vez torne a acontecer.

Para a equipe arquidiocesana da PJ, o tempo é todo voltado para divulgar entre os agentes e os jovens as ações a serem implementadas pelas redes sociais.

Unidade com a Igreja

Qualquer pessoa pode se unir à mobilização em prol da evangelização pelas redes sociais. Só é preciso acessar a internet e levar mensagens positivas aos seus contatos. Não só a Sagrada Escritura, mas mensagens de santos e reflexões sobre a vida e o amor de Deus são importantes para a evangelização.

É fundamental ter o cuidado para agir sempre de forma acolhedora com todos, nunca emitindo juízos pessoais e discriminatórios, porque Cristo sempre foi inclusivo e a JMJ parte desse princípio, acolhendo jovens de todo o mundo. A ideia é anunciar aos jovens, tanto os que vão a Madri, quanto aqueles que vão ficar no Rio de Janeiro, a grande verdade, que é Cristo, na era digital.

No Twitter, ao final das mensagens, o hashtag “#semanadajuventudejmj”, deverá ser usado. E aqueles que publicarem no Facebook, ao verem as publicações dos amigos, devem sempre curtir, para que o movimento ganhe ânimo e força durante o dia.

DNJ 2011: Seja um voluntário!
Os preparativos para o Dia Nacional da Juventude 2011 (DNJ), que também será celebrado no Rio de Janeiro, em outubro, já começaram. A novidade deste ano é que o evento contará com voluntários. Para mais informações acesse a aba "Voluntário DNJ", no blog da PJ Rio: www.pastoraldajuventuderio.blogspot.com.

Fonte: CNBB