quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pós Bin Laden: programas de recuperação para os jovens manipulados pelos talibãs

Os talibãs provocaram graves prejuízos nas mentes das crianças e dos jovens. A propaganda deles por meio de canções, mídia, visitas às famílias, instrução e adestramento atraiu crianças e jovens que hoje necessitam de verdadeiros “programas de reeducação”: por isso, referem a Fides fontes da sociedade civil paquistanesa, foram ativados na província de Khyber Pakhtunkhwa (ex-"Fronteira do Noroeste") programas de recuperação para "de-radicalizar" adolescentes e jovens manipulados pelos talibãs. 

Muitos deles sonham em se tornar “um kamikaze”, depois de seguirem um adestramento de seis meses nos centros de recrutamento talibã, especialmente no vale de Swat.
Os primeiros programas de “reeducação” foram iniciados no ano passado, mas hoje a atividade está se intensificando, enquanto as autoridades civis acreditam que esses programas tenham uma função-chave na luta ao extremismo e ao terrorismo. Os jovens kamikazes foram utilizados várias vezes pelos talibãs nos ataques suicidas, inclusive recentemente, em todo o país. Segundo os militantes, "bastam três meses de adestramento para forjar a mente de um jovem kamikaze", graças aos discursos sobre a "jihad", à propaganda religiosa islâmica e à leitura de versículos do Alcorão interpretados ad hoc, mas também através de canções. 

Os militares encontraram no distrito de Swat e em outros distritos na região de Malakand (Khyber Pakhtunkhwa) centenas de jovens doutrinados pela organização "Tehreek-e-Taliban Pakistan", responsável pelo recente ataque contra a academia militar em Peshawar, organizado para vingar a morte de Bin Laden. Os programas de reeducação, para afastar os jovens de ideias radicais, requerem cerca de seis meses e um paciente trabalho de sociólogos, psicólogos, líderes religiosos moderados e agentes de grupos da sociedade civil.


Fonte: Agência Fides
Local: Islamabad - Paquistão