quarta-feira, 18 de maio de 2011

Militantes das PJ publicam Manifesto contra a Violência e em Defesa dos Direitos Humanos

Com o objetivo de denunciar uma série de crimes praticados por grupos de extermínio em Goiás e exigir do poder público medidas urgentes no que se refere à proteção de militantes de direitos humanos que vêm sendo ameaçados na região, foi lançado, no dia 15 de abril, em Brasília, o Manifesto contra a Violência e em Defesa dos Direitos Humanos em Goiás. Já são mais de 500 assinaturas de pessoas de vários locais do Brasil e do mundo se manifestando contra a violência.

 Elaborado por militantes de direitos humanos, intelectuais, religiosos/as e agentes de pastoral, o documento, entregue por líderes das Pastorais da Juventude à Secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo, conta com a assinatura de importantes organizações sociais de todo o país e apresenta o histórico de mortes e agressões praticadas com a participação de setores da polícia militar do Estado.

Segundo o documento, as ameaças recentemente praticadas contra as organizações que atuam contra a violência em Goiás pretendem intimidar o trabalho da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado, da Campanha “A Juventude Quer Viver”, do Comitê Goiano pelo Fim da Violência Policial e de vários outros grupos de luta pelos direitos humanos na região.

 “Entendemos que esta não é uma ação pontual. Sabemos que a violência e o extermínio de jovens no Brasil é um fenômeno que se repete em todos os estados, nas grandes capitais e no interior, e queremos nacionalizar o debate. O caso de Goiás precisa ser denunciado no Brasil e no mundo, por este motivo lançamos o Manifesto”, afirmou Felipe Freitas, membro da coordenação da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.



Fonte: Anchietanum