quarta-feira, 31 de março de 2010

Venezuela: Congresso Americano Missionário será em Maracaibo, em 2013

O 4º Congresso Missionário Americano e 9º Congresso Missionário Latino Americano (CAM 4 - Comla 9), acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2013, na cidade de Maracaibo na Venezuela. O último Congresso foi realizado em 2008, em Quito, Equador.

O tema do CAM 4 - Comla 9, será definido tendo em conta os desafios da Missão evangelizadora no mundo pluricultural e secularizado. Visando a preparação do Congresso, os diretores Nacionais das Pontifícias Obras Missionárias (POM) do continente Americano, reunidos entre os dias 14 e 21 de março em Orlando (USA), programaram dois simpósios: um para janeiro de 2011, na Vanezuela e o outro para janeiro de 2012, no Panamá.

Participaram da reunião, além dos 23 diretores Nacionais do Continente, padre Timothy Lehane, SVD, Secretário-Geral da Pontifícia Obra da Propagação da Fé e dom Osvaldo Azuaje, bispo Auxiliar de Maracaibo, que será o Secretário-Geral do CAM 4 - Comla 9. Um instrumento de trabalho já foi enviado aos diretores nacionais das POM para estudo e contribuições.

Segundo padre Daniel Lagni, diretor das POM no Brasil, outros temas tratados na reunião, foram: o Ano de Paulina Jaricot (Lyon, França, 1799-1862), fundadora da Obra da Propagação da Fé; a Missão Continental; a situação do Haiti após o terremoto e a partilha de experiências missionárias.

As reuniões anuais dos diretores Nacionais das POM no Continente Americano ocorrem desde 2005, com o objetivo de partilhar as atividades em curso nos vários países e planejar estratégias comuns na articulação da Missão "ad gentes". A próxima reunião será em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, entre os dias 14 e 18 de março de 2011.



Fonte: Imprensa Missionária - POM
Local: Venezuela