terça-feira, 26 de janeiro de 2010

“Surpreenderam-me a alegria e o entusiasmo das pessoas por sua fé”: um jovem americano, depois de uma experiência missionária no Sudão

De 9 a 23 de janeiro, três jovens dos Estados Unidos estiveram na diocese de Torit, no Sul do Sudão, para colaborar com as atividades missionárias paroquiais e participar do retiro eucarístico para jovens, intitulado “Pão de Vida” nas cidades periféricas de Nimule e Loa.

A experiência missionária foi organizada por Fr. Herald J. Brock, CFR, que atualmente é missionário na diocese de Torit, onde a Igreja está dedicando esforços na reconstrução, em meio a uma pobreza extrema, causada por 20 anos de devastações consequentes da guerra civil.

Como explica o sacerdote em uma nota enviada à Agência Fides, os jovens chegaram a Campala, em Uganda, no dia 9 de janeiro, e depois de uma parada no Santuário dos Mártires ugandeses, prosseguiram a viagem para o Sudão. Nas cidades de Nimule e Loa, no Sudão, Fr. Herald celebrou a Santa Missa, à qual se seguiu a exposição do Santíssimo Sacramento, enquanto os jovens da equipe missionária se preocupavam em coordenar as atividades, a oração e o canto. Um grupo de 125 jovens ugandeses participou do retiro eucarístico, e uma noite, havia de 700 a 800 pessoas à espera da projeção de um filme sobre os mártires ugandeses.

Um dos três jovens americanos, Mario Dance, falou de suas impressões, depois desta experiência missionária: “O aspecto que mais me impressionou foi o entusiasmo e a alegria pela fé das pessoas que encontrei. Muitas pessoas nos Estados Unidos são fortemente tentadas em abandonar sua fé quando se encontram diante de provações, dificuldades ou tragédias. Aqui, as pessoas convivem todos os momentos com dificuldades e tragédias, e são muito mais ricas de alegria e fé em relação àqueles que, nos Estados Unidos, possuem todo bem material”.

O jovem missionário acredita que isto se deva à compreensão da cruz, “assim, a sua fé parece, ao mesmo tempo, mais simples e mais profunda”, e considera que esta experiência aprofundou a sua paixão pela missão, confirmando o chamado à vida missionária.


Fonte: Agência Fides 
Local: Sudão - África