terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Pastoriais da Juventude participamdo Fórum Social Mundial

A 10ª edição do Fórum Social Mundial (FSM) evento voltado para as questões sociais e contra qualquer tipo de domínio capitalista e neoliberal, teve início hoje, 25. Este ano, o Fórum acontece de maneira descentralizada, em várias partes do mundo. No Brasil, a programação acontece paralelamente em Porto Alegre (RS), onde nasceu o FSM e em Salvador (BA).

Muitas organizações participarão do evento até o próximo dia 31, entre elas, as Pastorais da Juventude do Brasil [Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da juventude Rural e Pastoral da Juventude Estudantil].

A programação inclui seminário temáticos, envolvendo movimentos sociais e várias organizações da sociedade civil, com avaliações sobre a década do Fórum e discussões sobre a crise econômica que abateu todo o mundo no ano passado.

A principal atividade das Pastorais da Juventude nessa 10ª edição do evento será a divulgação da Campanha Nacional contra a violência e o extermínio da juventude. A Campanha é o “carro-chefe” da atuação das Pastorais para o período 2010-2011 e foi lançada em novembro do ano passado, durante o 7º Encontro Nacional do Movimento de Fé e Política, na cidade de Ipatinga (MG), com o apoio de dezenas de organizações da sociedade civil, tendo o objetivo de mobilizar grupos de jovens em todo o país na luta por direitos e por cidadania a partir do slogan: Juventude em marcha, contra a violência.

PJ no FSM

Segundo os Coordenadores da Campanha, durante o Fórum Social Mundial 2010 serão desenvolvidas duas oficinas de divulgação e construção de agendas unificadas de luta: em São Leopoldo (RS), no dia 26; em Porto Alegre (RS), no dia 28, das 14h às 18h; e, em Salvador, no dia 30 de janeiro, das 9h às 12h.

Em São Leopoldo, as atividades começam no dia 26, à tarde, onde estão previstas oficinas, rodas de conversa, apresentações de capoeira, e, às 18h uma mesa sobre Juventude e Violência com Helena Abramo e Hilário Dick.

Em Porto Alegre, a programação continua, no dia 28, entre as 14h e 18h, com espetáculos teatrais, show de voz e violão, apresentação de Hip Hop, bem como depoimentos e exposição de experiências de combate à violência no país. Na capital baiana, a programação contará com exposição de fotos e realização de discussões sobre juventude, violência e segurança pública e será realizada no dia 30, a partir das 9h, no tradicional Passeio Público, próximo ao Tetro Vila Velha.

Na construção dessas atividades são parceiros a ONG Trilha Cidadã, PROAME - Centro de Defesa Bertholdo Weber, Movimento de Trabalhadores Desempregados, Rede Maristas, ANCED (Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente), Secretaria Especial de Direitos Humanos, Prefeitura de São Leopoldo e o Conselho de Juventude do Estado da Bahia.

Fonte: CNBB 
Local: Porto Alegre - RS