quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Missionários Combonianos da Maia organizam marcha pela paz

Religiosos propõem também uma passagem de ano original

A cidade da Maia acolherá nesta Quarta-feira uma Marcha pela Paz que pretende “informar, divulgar e sensibilizar a população” para a consolidação de uma cultura baseada na convivência pacífica, sublinhando igualmente a importância dos Direitos Humanos.

O percurso iniciar-se-á às 19h30 na Praça do Município, terminando uma hora mais tarde no Auditório Venepor. Às 21h00 começará uma Mesa Redonda com a participação do presidente da Assistência Médica Internacional (AMI), Fernando Nobre, de uma responsável pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados, Helena Costa, e do padre comboniano Leonel Claro. Pelas 22h30 será apresentado o “Concerto pela Paz”, interpretado pelo grupo Sol Maior.

Água pela paz

Ao longo do cortejo será lançado o convite à participação no projeto de construção de um poço de água na Etiópia, país que desde 1936 conta com a presença dos Missionários Combonianos.

O projeto, que custará entre 10 a 12 mil euros, inclui a construção da canalização até à aldeia de Tetich, província de Sidama.

A recolha de fundos não é a principal finalidade da Marcha, ainda que complemente os seus objetivos: “A paz não é só abraços e beijinhos, não é só desejos e palavras, mas consiste em contribuir para que algumas pessoas tenham melhores condições de vida”, explicou o Pe. Leonel Claro à Agência ECCLESIA.

A iniciativa reflete a Doutrina Social da Igreja, que defende uma relação causal entre o progresso dos povos e a sua pacificação.

“Um Estado que queira desenvolver-se a nível sócio-cultural, material e humano não o poderá fazer sem a paz”, afirmou o sacerdote. “Vemos países com vários anos de guerra, onde a escolaridade, a saúde e a organização social, política e religiosa não funcionam”, acrescentou. “Quem sofre são as populações” assegurou o religioso. Uma realidade que a sua experiência missionária em África não terá deixado de testemunhar.

A Marcha pela Paz resulta de uma parceria entre o Centro Vocacional Juvenil dos Missionários Combonianos e a Missão Jota, plataforma formada por jovens da Vigararia da Maia.

Passagem de ano «XL»

Cerca de 40 jovens começam às 18h00 desta Terça-feira a preparar a entrada em 2010. A «Passagem de Ano XL» atravessa três dias e três noites, mas essa não é a sua única originalidade.

Em entrevista ao Programa ECCLESIA na Antena 1, o Pe. Leonel Claro referiu que a iniciativa centra-se na “comunhão e solidariedade” entre os participantes, embora não esqueça “aqueles que estão fora”.

“É um fim de ano muito ativo, com atividades variadas, em que vivemos a nossa fé como jovens cristãos comprometidos, e também a nossa alegria”, acrescentou.

O tema escolhido para a edição de 2009/10 – “O Reino de Deus é Justiça, Paz e Alegria” – traduz as dimensões que este «réveillon» pretende acentuar: espiritualidade, convívio, atenção ao próximo e concórdia.

“Normalmente, a passagem do ano é feita em família e com pessoas conhecidas; aqui, encontramos gente que apenas conhecemos há um ou dois dias. Mas a festa é vivida como se a relação entre as pessoas já tivesse anos”, constatou o missionário.

O regresso de alguns jovens a esta iniciativa revela uma adesão que já ultrapassou o impacto da novidade: “Não é só o comer, beber, dançar, ouvir música e saltar; o tempo e o coração são preenchidos com outras coisas muito mais interessantes e importantes, como a solidariedade e a comunhão”, afirmou o Pe. Leonel Claro.

As zero horas do primeiro dia de Janeiro ocorrem sempre durante a celebração da missa. No ano passado a passagem foi assinalada com a antecipação do rito da paz, gesto que, nas palavras do religioso, decorreu “com uma alegria fantástica”.



Fonte:  Agência Ecclesia

Local: Maia