terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Encontro Europeu na Polónia 30 mil jovens entram em 2010 rezando

De 29 de Dezembro de 2009 a 2 de Janeiro de 2010, 30 mil jovens de toda a Europa e dos outros continentes vão reunir-se em Poznan, na Polónia, a convite da Comunidade de Taizé.

Este trigésimo segundo Encontro Europeu de Jovens é organizado a convite do arcebispo e de responsáveis ecumênicos de Poznan. De Portugal à Rússia, da Suécia à Croácia, todos os países europeus estarão representados.

Os Encontros Europeus de cinco dias são animados pelos irmãos de Taizé desde 1978. Já tiveram lugar em Paris, Barcelona, Londres, Roma, e também em Praga, Viena, Munique, Budapeste, Milão, Lisboa, Zagreb, Genebra ou Bruxelas. Houve três Encontros Europeus na Polónia, dois em Wroclaw (1989 e 1995) e um em Varsóvia (1999). Estes encontros inscrevem-se numa «Peregrinação de Confiança através da Terra» lançada há trinta anos pelo irmão Roger, o fundador da Comunidade de Taizé.

China
O irmão Alois vai publicar, para o Encontro de Poznan, uma «Carta da China», que será traduzida em mais de cinco dezenas de línguas e que os jovens vão receber quando chegarem à Polônia. Taizé mantém relações com os cristãos da China há mais de vinte anos. Como sinal de amizade, a Comunidade, através da "Operação Esperança", mandou imprimir este ano um milhão de Bíblias em chinês, que estão a ser distribuídas em todas as regiões do país.

Acompanhado por dois irmãos da Comunidade, um Chinês e um Coreano, o irmão Alois acaba de terminar uma viagem de três semanas à China continental. Ele falará sobre essa experiência em Poznan.

"A fé entre os cristãos deste país é muito dinâmica, escreve o irmão Alois. Admiramos a sua perseverança e a sua fidelidade. Houve várias pessoas que nos falaram sobre o sofrimento que os seus pais ou os seus avós atravessaram por causa da fé. Encontramos cristãos que, no seu humilde lugar, contribuem ativamente na construção do futuro do seu país. Na Província de Sichuan, por exemplo, depois do grande tremor de terra de 2008, alguns foram ajudar no auxílio às vítimas e ainda lá se encontram, sendo a sua presença muito apreciada pela população local."

Temas de reflexão
À chegada a Poznan, no dia 29 de Dezembro, os jovens vindos de toda a Europa e também dos outros continentes para esta etapa da «peregrinação de confiança através da terra» vão receber a «Carta da China» do irmão Alois.

Durante o Encontro na Polônia, de manhã os jovens estarão em 150 paróquias das Dioceses de Poznan e de Gniezno. Na parte da tarde vão encontrar-se no Parque de Exposições da cidade para as refeições, as orações comunitárias e workshops sobre questões relacionadas com a sociedade e a vida interior.

Para as tardes dos dias 30 e 31 de Dezembro, o programa do Encontro propõe uma lista de workshops com cerca de vinte temas à escolha. «Prestar atenção àquilo que se encontra no mais profundo de nós próprios...»; «Deus leva a sério as dúvidas e a revolta» e «o que fizeste da tua liberdade?» são expressões da «Carta da China» que vão inspirar alguns deles. Também haverá workshops com propósitos mais sociais, como por exemplo um «encontro com jovens empenhados no serviço aos mais pobres, lutando pelo respeito da dignidade de todos», ou sobre assuntos culturais: entre estes um que apresentará a « Vida e história da Polónia através da pintura de Jacek Malczewski (1854-1929)» e outro com «testemunhos de jovens vindos do Chile, das Filipinas e da Índia.»

Na tarde de dia 1 de Janeiro haverá encontros por país ou região de origem, com o tema: «Renovar a nossa coragem.» Estes encontros, animados por irmãos de Taizé, são uma ocasião para descobrir iniciativas locais e refletir sobre como continuar a «peregrinação de confiança» de regresso a casa.

Durante o Encontro, os jovens vão reunir-se todos os dias às 13:15 e às 19:00 no parque de exposições de Poznan (MTP) para as orações comunitárias, que terão lugar em dois pavilhões especialmente decorados para a ocasião. O irmão Alois falará aos jovens todos os dias durante a oração da noite; estas meditações serão publicadas aqui.

Mensagens de apoio
Já chegaram a Taizé várias mensagens de apoio à Comunidade e aos participantes no Encontro e outras mensagens são ainda esperadas.

Bento XVI diz que "o Papa confia em vós para ir ao encontro dos homens e mulheres que perderam o sentido de Deus, que o procuram como que tacteando, às vezes sem disso se aperceberem".

Também o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, se quis unir à iniciativa, saudando "a ênfase que a Peregrinação deste ano coloca nas questões sociais, nomeadamente sobre o sentido da liberdade".

O Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, lembra por seu turno que a cidade de Poznan e a Polônia, escolhidas pela Comunidade de Taizé para o encontro deste ano, evocam duas datas cruciais para a nossa história: "O deflagrar da II Guerra Mundial, em Agosto de 1939, e a queda da cortina de ferro, no Outono de 1989, que permitiu o regresso da democracia na Europa central e abriu caminho à reunificação do nosso Continente".

No site de Taizé, há uma página onde alguns jovens vão publicar testemunhos sobre a sua vivência do Encontro

2010

Depois de Poznan, a «Peregrinação de Confiança» terá duas etapas no mês de Fevereiro de 2010: uma Asiática, em Manila, e uma Ibérica, no Porto.

A convite de D. Manuel Clemente, no Carnaval do próximo ano, milhares de jovens de toda a Península Ibérica vão procurar as Fontes da Alegria «no louvor, na partilha e no testemunho».

As seguintes palavras do irmão Alois vão certamente interpelar os jovens nessa procura: «Ao entrar na idade adulta, há jovens que perdem a sua ligação à comunidade cristã. Muitas vezes não se trata de uma decisão amadurecida, mas de uma cadeia de circunstâncias que remetem a fé para o fundo da escala de prioridades... Uma fé que permaneça ao nível das expressões que se aprendem no período da infância terá dificuldades em enfrentar as interrogações da idade adulta. Podemos alegrar-nos ao aprofundar a nossa compreensão do mistério da fé em cada etapa da nossa vida... Alegremo-nos pela sede que Deus depositou em nós! Ela dá uma vitalidade renovada a toda a nossa vida.»


Fonte: Agência Ecclesia