segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Mensagem de Natal do patriarca latino - A esperança continua viva

O patriarca latino de Jerusalém Fouad Twal lançou na semana passada um apelo de paz para toda a Terra Santa, no âmbito da tradicional Mensagem para o Natal.


Paz para todos os habitantes da Terra Santa: para os israelenses e os palestinos, para os cristãos, os muçulmanos, os judeus e os drusos: são os votos de Natal do patriarca de Jerusalém, que não omite as dificuldades: "os nossos sonhos de uma reconciliação... parecem ser uma utopia - afirma - apesar dos louváveis esforços por parte de políticos e de homens de boa vontade... faliram todas as tentativas voltadas a alcançar a paz, tanto por parte dos palestinos quanto por parte dos israelenses".


"Os palestinos ainda não têm um Estado próprio", sofrem por causa da ocupação, da difícil situação econômica, da destruição de numerosas casas, da separação de muitas famílias divididas pelo muro construído pelos israelenses, sofrem por causa da poluição das águas.


Jerusalém corre o risco de tornar-se uma cidade "exclusiva" ao invés de universal. Por outro lado, os israelenses "vivem num grande medo que lhes impede de tomar decisões corajosas para pôr fim ao conflito".


"Todavia - prossegue Dom Twal - a nossa esperança continua viva. A esperança é a capacidade de <>... Há alguns sinais positivos": o bloqueio parcial da construção dos assentamentos e a remoção de mais de cinqüenta postos de controle na Cisjordânia; a generosidade da comunidade internacional, com o seu apoio financeiro, é um grande sinal de esperança.

No mais, a visita do papa em maio passado está dando os seus frutos: o maciço afluxo de peregrinos; a construção em Belém de uma nova Clínica Pediátrica, intitulada a Bento XVI; o projeto da Universidade de Madaba na Jordânia, cuja pedra fundamental foi abençoada pelo próprio pontífice; a construção em Jerusalém de um complexo residencial para 72 jovens casais; a convocação de um Sínodo para o Oriente Médio, que se realizará em outubro de 2010; a beatificação de Irmã Maria Alfonsina, nascida em Jerusalém e fundadora da Congregação das Irmãs do Rosário.

Dom Twal afirma inda que "o maior dom que podemos desejar, mais do que o dinheiro e a riqueza, é o dom da paz... A paz é um dom de Deus aos homens de boa vontade. Devemos conquistar esse dom".

O patriarca de Jerusalém conclui com a profecia de Isaías na esperança de que um dia os habitantes desta terra "transformarão as suas espadas em relhas, as suas lanças em foices" (Is 2, 4).


Fonte: Rádio Vaticano
Local: Jerusalém