quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Itinerário Espiritual Jovem em Aveiro termina em festa

Jovens «param em Deus» num fim-de-semana

O Itinerário Espiritual Jovem promovido pela Diocese de Aveiro terminou em Recardães, arciprestado de Águeda, e juntou mais de 700 pessoas entre jovens, familiares e párocos. Trata-se de um fim-de-semana alargado onde jovens de toda a diocese participam em momentos distintos e tendo experiências diferentes de fé.

Érica Ruela, do arciprestado da Murtosa, participou do C_Radical, “foi um dia muito atrativo com muitas atividades e reflexões. Gostei muito das atividades radicais apesar do frio. Viver a vida de Jesus Cristo de forma radical, adorei!” Este é um momento destinado a jovens entre os 14 e 15 anos que, durante o domingo, fazem atividades radicais que depois são relacionadas com o Cristo radical.

Outro momento deste itinerário designa-se por Nascer de Novo. Nele participaram mais de 30 jovens entre os 16 e os 18 anos num fim-de-semana de atividades onde a natureza é valorizada e a aproximação a Jesus Cristo, nesta faixa etária muitas vezes difícil, é renovada. “Não costumo ter tempo para pensar em mim, na minha vida, nos meus objetivos, nas minhas coisas… Neste fim de semana foi diferente… Consegui fazer uma introspectiva da minha vida e a partir de agora comprometo-me a tirar tempo para refletir no que vai acontecendo em mim. Consegui ver Jesus Cristo de forma diferente, no rosto de tantos novos amigos”, confessava o participante Álvaro Silva, da paróquia de Esgueira.

O movimento dos Convívios Fraternos é conhecido por todo o país. Em Aveiro este encontro integra o itinerário espiritual jovem e é sempre dos mais agraciados no encerramento, havendo sempre jovens convivas que renovam a sua identidade. No hino cantam “vai pelo mundo mostrar a tua herança, ser conviva da paz e do amor…” Foi assim que Dani, de Oiã, disse no seu testemunho “Não sabia o que esperar destes dias mas alguma coisa me dizia que ia levar umas valentes “cabeçadas”… É inacreditável como em poucas horas se forma uma família tão unida, diferente e única, com a chama de Cristo tão viva…”

Faz-te ao Largo é o nome do último momento, destinado a jovens mais maduros, que precisem parar na sua caminhada vocacional. Eliana Gonçalves, da Ponte de Vagos, testemunhou “Não sabia como estava a minha relação com Deus… Aprofundei aquilo que sou, que espaço tem Deus na minha vida, que significado dou à eucaristia na minha vida…”

O Padre Rui Barnabé, diretor da Pastoral Juvenil de Aveiro, realçou a disponibilidade dos sacerdotes orientadores espirituais de cada momento e dos “mais de meia centena de jovens voluntários que integram cada equipe dos vários momentos e dão naquele fim de semana do seu tempo para fortificar a fé de outros jovens.” O projeto é de muitos mas o “elo aglutinador é o próprio Jesus Cristo e só por ele vale a pena”, adiantou ainda.

D. Antônio Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, visitou todos os momentos do itinerário e marcou presença no encerramento. “Temos de dar graças por toda esta beleza e bem aqui encontrados em todos estes jovens, nos seus sorrisos e na sua alegria. Deus veio ao nosso encontro e ao encontro de cada um que fez C_Radical, Nascer de Novo, Convívio Fraterno ou o Faz-te ao Largo. Deus faz-se presença em cada um que sai daqui mais consciente da sua fé,” assinalou.



Fonte: Agência Ecclesia
Local: Portugal