quarta-feira, 3 de julho de 2013

Centro Nutricional José Allamano ajuda a salvar vidas em Moçambique

Leigas missionárias brasileiras atuando pelo Projeto Além-Fronteiras, do Regional Nordeste 5 (Maranhão) com a diocese de Lichinga, no norte de Moçambique - África, assume Centro Nutricional destinado à acolher crianças necessitadas de cuidados especiais. As leigas contam como é o trabalho com as crianças em Cuamba.

Centro Nutricional José Allamano de Cuamba

O Centro Nutricional José Allamano na cidade de Cuamba, província do Niassa no norte de Moçambique é uma atividade social que tem como finalidade ajudar a salvar vidas. Acolhe as crianças com má nutrição, uma das maiores causas da mortalidade infantil no país, bem como crianças que convivem com o vírus do HIV/Aids.

A Instituição estava sob a administração dos Missionários da Consolata, presentes em Moçambique desde 1925, e a partir do dia 15 de maio de 2013 a Equipa do Projeto Missionário Além-Fronteiras do Regional Nordeste 5 (Maranhão) com a diocese de Lichinga, confiando na providência Divina, assumiu a sua gestão e administração. Por enquanto compõem a Equipe, três leigas missionárias do Maranhão.

No ano de 2012, estiveram no Centro Nutricional José Allamano mais de 80 crianças acompanhadas de suas mães, contudo muitas crianças chegam ao centro acompanhado de suas avós, de uma irmã mais velha ou algumas vezes de uma tia ou parente mais próximo, pois muitas mães morrem no parto, vítima de Aids ou têm outros filhos em casa e não os pode deixar só.

As crianças que estão no centro Nutricional, na sua maioria são provenientes das comunidades de Cuamba, e de outros distritos do Niassa, e também de outras províncias, como Zambézia e Nampula.

Em todo o ano 2012 ocorreram cinco óbitos. Isto mostra que o trabalho esta sendo feito com qualidade, contudo a luta é poder chegar a 0 ou muito próximo disto. No ano anterior (2011) com o mesmo número de crianças tivemos 12 óbitos, o que mostra uma melhoria significativa.

A recuperação das crianças é um processo lento, mas constante. É muito lindo ver o sorriso de uma criança que depois de estar no Centro por alguns dias já se expressa em seus rostos.

O tempo de permanência das crianças no Centro Nutricional depende da situação de cada criança, podendo ficar semanas como meses. Uma coisa é certa: sem a existência dessa assistência mais de 90% destas crianças que por lá passam, não teriam a possibilidade de sobreviver.

A higiene foi e é o nosso ponto focal. Por isto a coordenação do Centro ensina e exige das encarregadas que elas estejam limpas, que mantenham as crianças limpas e o ambiente sempre limpo.

Além de buscar salvar a vida das crianças, o Centro empenha-se na promoção humana das mães e encarregadas ensinando a confeccionar a alimentos com o que as mesmas têm em suas casas, tornando, mesmo com pouca variedade uma alimentação mais rica e variada.

Também o Centro buscar promover humanamente as mães e encarregadas da criando uma escola de alfabetização. É muito gratificante ver as mesmas felizes por poderem escrever o próprio nome, parece pouco, mas é muito para quem nem isso sabia fazer.

Desde que assumimos a casa foram feitas algumas melhorias como, tornar o ambiente mais agradável através da construção de uma área de lazer para crianças, graças à doação da senhora Ana Bela e sua filha Patrícia, que em visita a Cuamba, dedicaram parte dos seus dias à Obra. Também a cozinha e o fogão à lenha tiveram melhorias. A parte elétrica recebeu reparos e assim o ambiente ficou mais iluminado à noite. Está previsto a construção de um forno para assar pão e preparar outros alimentos.

Aos domingos à tarde, junto com as mulheres e crianças, temos umas horas de alegria que envolve cantos, danças, filmes, brincadeiras, entre outras atividades.

Convidamos você a partilhar conosco desta alegria na missão de fazer com que as crianças tenham melhor qualidade de vida.

Célia das Graças Cota, Elza Trindade e Raimunda Maria Soares, leigas missionárias brasileiras, pelo Projeto Além-Fronteiras dos bispos do Maranhão (Regional NE 5) na diocese de Lichinga, Moçambique.

Fonte: www.pom.org.br