segunda-feira, 4 de março de 2013

Simpósio de Missiologia propõe criação de Associação de Missiólogos

"A Igreja no Brasil precisa sistematizar uma visão global de missão, uma reflexão orgânica sobre a missão, a partir da realidade latino-americana que tenha como fonte as experiências missionárias". Este foi um consenso entre os participantes do 2º Simpósio de Missiologia ao propor a criação de uma Associação de Missiólogos e Missiólogas no Brasil. A entidade deve reunir pesquisadores e acadêmicos na área de especialização, mestrado, doutorado em missiologia, aberto também a especialistas afins.

Numa visão de interdisciplinariedade orgânica, foram definidas algumas áreas de atuação, tais como a elaboração e divulgação de produção acadêmica, promoção de eventos científicos, intercâmbios com outros agentes e entidades comprometidos com a ação missionária, interação com grupos pastorais.

A partir de uma "carta de intenção" haverá possibilidade de se inscrever como membro da futura Associação. Foram discutidos ainda assuntos relacionados à manutenção, aspectos organizativos e a localização da sede da entidade. O diretor do Centro Cultural Missionária (CCM), padre Estêvão Raschietti, foi aclamado como secretário "ad hoc" até a constituição legal da Associação. Já existe um Site que disponibiliza conteúdos e divulga as atividades na área da missiologia (www.missiologia.org.br).

Promovido pelo Centro Cultural Missionário e a Rede Ecumênica Latino Americana de Missiólogos e Missiólogas (RELAMI) o 2º Simpósio de Missiologia teve como tema: "Teologia para uma missão a partir da América Latina hoje". O encontro reuniu em Brasília (DF), entre os dias 25 de fevereiro e 1º de março, cerca de 50 pessoas envolvidas na ação e na reflexão missiológica em todo o Brasil.

Fonte: Jaime C. Patias - POM