sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Presidente do Conselho da Pastoral da Saúde ilustra programa do Dia Mundial do Doente

"Vai e faz tu também do mesmo modo”: é o tema escolhido pelo Papa para o XXI Dia Mundial do Doente, que será celebrado em 11 de Fevereiro no Santuário Mariano de Altötting, na Baviera, na festa de Nossa Senhora de Lourdes. Para ilustrar a iniciativa e a mensagem do Papa para esta circunstância teve lugar no Vaticano uma conferência de imprensa, animada por D. Zygmunt Zimowski (foto) , Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral no campo da saúde, que presidirá a cerimónia no santuário alemão, como enviado especial de Bento XVI.

Será uma ocasião - disse Dom Zimowski - "de reflexão, renovada atenção e empenho para todos" para "o cuidado pela vida, a saúde e o sofrimento", como foi indicado pelo Papa na sua mensagem para esse Dia, centrada na figura do Bom Samaritano, que neste Ano da Fé nos convida a imitá-lo" na capacidade de se inclinar e carregar sobre si as necessidades dos outros". Será "um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento para o bem da Igreja, acrescentou Dom Zimowski, bem como de apelo para todos a reconhecer no rosto do irmão doente o santo rosto de Cristo que sofrendo, morrendo e ressuscitando, realizou a salvação da humanidade. "
“Vai e faz tu também do mesmo modo. Um 'mandato' incisivo, porque com aquelas palavras o Senhor indica ainda hoje qual deve ser a atitude e o comportamento de cada um dos seus discípulos em relação com os outros, especialmente se precisam de cuidados".
"Olhando para o agir de Cristo”, “podemos compreender o amor infinito de Deus" e manifestá-lo “para todas as pessoas que precisam de ajuda, porque feridas no corpo e na alma ":
"Mas esta capacidade de amar não pode vir apenas das nossas forças, mas sim do facto estarmos em constante e vivida relação com Cristo por meio de uma vida de fé, rezada e vivida".
Para enriquecer de conteúdos o Dia do Doente haverá um seminário científico internacional, intitulado "Fazer bem a quem sofre ", a ter lugar nos dias 7 e 8 de Fevereiro próximos, na Universidade Católica de Eichstätt-Ingolstadt, organizado pelo Conselho Pontifício para os Operadores Sanitários. O Dicastério também publicou um Subsídio traduzido para as línguas principais, e posto à disposição das diversas Igrejas locais para acompanhamento de fé, oração e reflexão durante todo o ano litúrgico, sobre os temas do sofrimento e da saúde. Recorde-se, enfim, das indulgências especiais concedidas por Bento XVI por ocasião deste Dia para quem cuida de doentes e para aceita o próprio sofrimento como dom de amor.

Fonte: Rádio Vaticano