sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Na Indonésia são ordenados 33 diáconos, futuros presbíteros

As celebrações foram feitas em Bekasi e Yogyakarta. Alguns dos ordenados já são adultos, um fenômeno recente e cada vez mais frequente. Na mesma celebração do sacramento da ordem o arcebispo de Jakarta dom Ignatius Suharyo celebrou os seus 37 anos de sacerdócio.

O desabrochar de vocações sacerdotais, inclusive de adultos, testemunham o desabrochar da nova vitalidade da igreja na Indonésia. Esses diáconos começam agora o exercício do diaconato em paróquias e comunidades que durará seis meses. Depois dessa experiência serão ordenados sacerdotes.

A ordenação de nove diáconos aconteceu na paróquia de Pulogebang que fica no oeste da Província de Java. Foi dom Suharyo quem presidiu à celebração do sacramento. Desde alguns anos as ordenações são preparadas também em igrejas menos centrais para que o povo de igrejas menores possa participar. Antigamente tudo era feito na catedral da capital.

Segundo as informações colhidas no lugar, as celebrações descentralizadas ajudam a criar vínculos com o povo e a proporcionar a animação de novas vocações, além de ser um momento importante de festa no meio do povo .
Os outros 24 foram ordenados diáconos em Yogyakarta, na parte central de Java, pelas mãos do arcebispo de Semarang dom Johannes Pujasumarta. Desse grupo alguns são membros de congregações missionárias que atuam nesse território.

Atualmente a Indonésia é a nação com o maior número de muçulmanos no mundo. Os católicos são uma minoria com apenas sete milhões de fiéis, o que corresponde a cerca de 3% da população. Na arquidiocese de Jacarta, os fiéis chegam aos 3, 6% da população. As vocações ao sacerdócio, sobretudo as mais adultas, são as mais frequentes. Há alguns anos atrás, os Jesuítas abriram também as portas do noviciado para adultos, acolhendo homens já com trintas anos, decididos a dedicar a vida ao serviço do Reino de Cristo. Depois, outros institutos seguiram o mesmo modelo, adaptando os seminários tradicionais para pessoas adultas.

Fonte: Mathias Hariyadi / Asia News