quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Consep trata da Campanha da Fraternidade de 2015

A presidência da CNBB e os bispos que presidem as comissões pastorais que compõem o Consep em encontro iniciado na manhã desta terça-feira, 05 de fevereiro, e que se estende até a quinta-feira, dia 7, começaram o debate sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2015.

O processo de escolha dos temas das campanhas que a Igreja realiza durante o período da quaresma desde o início dos anos de 1960 segue roteiro que contempla fases de consulta às comunidades, estudos de especialistas e a definição dos bispos, que é uma das atribuições estatutárias do Consep. Pe. Luiz Carlos Dias, secretário executivo da Campanha da Fraternidade, apresentou os últimos passos dados para se chegar à proposta de um tema que venha responder ao anseio das comunidades. O debate que seguiu a exposição deu oportunidade para o reforço de temas sugeridos com ênfase na realidade e urgências do momento histórico que o Brasil vive.

Entre as contribuições oferecidas aos bispos foi dada ênfase a dois temas: povos tradicionais e recepção renovada do Concílio Vaticano II por ocasião da celebração do cinquentenário de sua conclusão. Assessores da Comissão Episcopal para a Caridade, a Justiça e a Paz insistiram na urgência da colocação da situação dos povos tradicionais em todo o Brasil. Cardeal dom Raymundo Damasceno lembrou que será oportuno considerar o Concílio uma vez que se conclui o tempo da celebração jubilar. Esse mesmo tema foi também reforçado pela participação de dom José Belisário, vice-presidente da CNBB. A discussão permanece na pauta e deve ser encerrado de modo que antes do final da reunião, o tema seja definido.

Fonte: CNBB