terça-feira, 30 de outubro de 2012

O apelo do Papa em favor das vítimas do furacão: 51 mortos no Haiti e devastações no Caribe

O Haiti está voltando lentamente à normalidade depois da devastação causada pelo furacão "Sandy" que segundo o relatório oficial deixou 51 mortos, 15 desaparecidos, além de grandes danos para a agricultura, estradas, pontes e aquedutos. O último relatório da Defesa Civil do Haiti informa que 16 pessoas ficaram feridas enquanto 17.187 estão nos centros de acolhimento, sobretudo no sul e oeste do Haiti. No domingo, 28 de outubro, após a oração do Angelus, o Papa fez um apelo em favor das vítimas do furacão Sandy que atingiu nesses dias o Caribe: "Nos dias passados, um furacão devastador se abateu violentamente contra Cuba, Haiti, Jamaica e Bahamas, causando vários mortos e grandes prejuízos, obrigando muitas pessoas a deixarem suas casas. Asseguro minha proximidade e recordação das pessoas atingidas por esse desastre natural, e convido à oração, à solidariedade a fim de aliviar a dor dos familiares das vítimas e ao apoio aos milhares de danificados."
Na sexta-feira, 26, os bispos da área oriental de Cuba visitaram as pessoas nas províncias de Santiago de Cuba, Holguín e Guantánamo para averiguar os danos e ajudar pastoralmente a população. Santiago de Cuba ficou isolada até mesmo nas comunicações, porque o furacão danificou a rede elétrica e as linhas telefônicas. Numa nota enviada à Agência Fides, o Diretor da Caritas de Holguín, Manolo Martinez, ressalta que nas áreas afetadas da província as equipes de emergência estão em ação e cada paróquia está fazendo uma análise da situação e com seus próprios meios está ajudando a pessoas mais carentes.
Fontes locais de informação referem que o primeiro-ministro haitiano, Laurent Lamothe, foi às áreas afetadas para avaliar pessoalmente a extensão das inundações e outros danos. As equipes de especialistas nacionais e internacionais estão trabalhando para elaborar avaliações segundo informações da Defesa Civil do Haiti.

Fonte: Agência Fides
Loal: Porto Príncipe - Haiti