terça-feira, 30 de outubro de 2012

Acampamento da Pastoral Universitária em Itumbiara

Nos dias 27 e 28 de outubro, aconteceu na diocese de Itumbiara (GO), o 1º Acampamento de Jovens Universitários, com a assessoria da irmã Maria Eugenia Lloris Aguado, assessora do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento teve o objetivo de divulgar a Pastoral Universitária aos jovens interessados e parar refletir, em conjunto, as ações concretas a serem realizadas para iniciar a Pastoral.

O evento contou com a participação de 40 jovens com representação das universidades públicas e privadas presentes na diocese.
O acampamento foi organizado por um grupo de universitários, dois deles participaram do 1º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (Ebruc), no ano de 2011, em Betim (MG), e o padre Joaquim Cavalcante, pároco da paróquia São Pedro e São Paulo, em Itumbiara, que atualmente reúne, articula e ajuda na formação destes jovens.

“A diocese de Itumbiara contou nos anos anteriores com uma Pastoral ativa, mas que aos poucos foi se desarticulando, como a Pastoral em nível nacional. Agora, diante deste novo impulso nacional, encontraram incentivo e a juventude, uma vez mais, mostrou o interesse de se fazer presente no âmbito universitário assumindo seu protagonismo e responsabilidade”, destacou a irmã Maria Eugênia Lloris.

Dias antes, 23 e 24 de outubro, a Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura, trabalhou, em Brasília (DF), o texto da Pastoral Universitária, que tem como linhas gerais os seguintes questionamentos: que é a Pastoral Universitária?; O que pretende?; seus objetivos?. Este texto foi apresentado aos jovens em Itumbiara para também ouvir suas propostas.

Fonte: CNBB