quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho realiza Encontro de Jovens na Argentina

Fortalecer as organizações cooperativas a partir da participação juvenil. É com esse objetivo que a Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho (CNCT) realiza, nos dias 25 e 26 de outubro, o 1° Encontro Nacional de Jovens. O evento ocorrerá no Centro Recreativo Bosques de Ezeiza, na província de Buenos Aires, Argentina.

O Encontro reunirá pesquisadores/as e referências nas áreas de direitos humanos, saúde, educação, economia e juventude. A programação de dois dias contempla atividades como apresentações culturais, feiras, exibição de vídeos, oficinas e discussões.

"O objetivo principal do evento será propiciar um âmbito de encontro para os setores mais dinâmicos do cooperativismo de trabalho, com vistas a fortalecer as organizações a partir da reflexão, a capacitação e o compromisso”, destaca nota da Confederação sobre o evento.

A proposta do Encontro é mobilizar os/as jovens para que se capacitem e participem das ações ligadas ao cooperativismo, além de incentivar a formação dos/as jovens e a análise crítica das políticas públicas. De acordo com a Confederação, o evento também tem o objetivo de formar uma "mesa Federal de juventude da CNCT que seja um espaço onde os jovens integrantes discutam e propagam políticas, atividades, projetos produtivos, lúdicos, culturais, entre outros, em cada âmbito local”.

Programação

As atividades começarão na manhã do dia 25, com recepção dos/as participantes e cerimônia de abertura. À tarde, as discussões serão sobre: "Direitos humanos da nova geração e o debate sobre a juventude na Argentina”, com a presença de representantes da Secretaria de Direitos Humanos, do Ministério de Educação e da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais; "O uso social das novas tecnologias. Redes sociais meios de comunicação”, com a participação do diretor do Canal 7, Tristán Bauer, e de representante da Federação Argentina de Cooperativas de Trabalho de Tecnologia, Inovação e Conhecimento; e "A economia na Argentina e no mundo de 2003 a 2012”, com pesquisadores/as da área de economia.

Ainda no dia 25, os/as jovens poderão participar das oficinas: "Como pensar um projeto produtivo”; e "Gestão cooperativa”. Em seguida, apresentações culturais e atividades lúdicas fecharão o primeiro dia de encontro.

No dia seguinte, a programação prossegue com o debate "Capacitação e prevenção às drogas”, com especialista no assunto. Outro tema será "História dos trabalhadores na Argentina e história dos trabalhadores autogestionados”, com José Sancha, da CNCT e representantes de outras entidades.

Outras oficinas programadas para o segundo dia são: "Os jovens e sua participação política”, "Modelos organizativos dos jovens”, e "O papel dos jovens na CNCT: desafios e expectativas”. O evento terminará no final do dia com uma plenária.

Mais informações em: http://www.cnct.org.ar

Fonte: Karol Assunção - Adital