sexta-feira, 28 de setembro de 2012

“Missão Ad Gentes” é destaque na Coletiva de lançamento da Campanha Missionária 2012

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) apresentaram à imprensa nesta quinta-feira, 27, a Campanha Missionária 2012, cujo tema é “Brasil missionário partilha a tua fé”. O evento aconteceu na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

“Esta coletiva tem dois objetivos: lançar oficialmente a Campanha Missionária 2012 e apresentar os resultados da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep)”, afirmou o presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno Assis, na abertura da coletiva, que contou ainda com a presença do secretário geral da entidade, dom Leonardo Ulrich Steiner; o presidente da Comissão para a Dimensão Missionária, dom Sérgio Braschi; e o diretor nacional das POM, padre Camilo Pauletti.

Dom Sérgio Braschi destacou o tema da Campanha e explicou o significado do cartaz deste ano. “Trata-se do missionário que sai do Brasil e vai para o mundo levar a Boa Nova a todos os povos. Esse é o fundamento da nossa Igreja peregrina”, sublinhou. O prelado comentou ainda que a Igreja no Brasil está preparada e se preocupa com o trabalho missionário. Apontou o Centro Cultural Missionário (CCM) como referência para a formação missionária na Igreja no Brasil. “Uma prova de nossa preocupação com a formação missionária é o CCM, centro que forma todos os anos, missionários brasileiros que são enviados para o mundo, além de estrangeiros que vêm trabalhar aqui. O trabalho desse centro tem reflexos que chegam às bases da Igreja, nos grupos de animação e conselhos missionários”, disse.

A Missão na vida da Igreja

O diretor das POM, padre Camilo, frisou a importância do Mês Missionário. Por outro lado, ressaltou que a dimensão missionária precisa ser trabalhada ao longo do ano. “As Pontifícias Obras Missionárias têm o papel de preparar a Campanha Missionária que se desenvolve todos os anos, mas não devemos celebrar a missão apenas em outubro, mês missionário, pois todo dia é missionário. A celebração em outubro é uma forma de destacar a Missão da Igreja, por isso, nós preparamos o material que é enviado a todas as dioceses, congregações, grupos e colégios em todo o Brasil”, sublinhou.
Padre Camilo também apresentou e falou sobre a utilização do material nas comunidades, paróquias e dioceses. “O material consta de um DVD com testemunhos missionários, uma Novena com dados importantes sobre os diversos contextos de missão no mundo, orações missionárias e a Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Missões, além da oração dos fieis e do envelope. Este último é a expressão da solidariedade do cristão para a dimensão missionária em todo o mundo. Sua contribuição deve ser depositada nele e entregue na comunidade nos dias 20 e 21 de outubro. O valor é revestido a projetos sociais e missionários nos cinco continentes”.


Fonte: Fúlvio Costa  - Assessoria de Imprensa Pontifícias Obras Missionárias