terça-feira, 21 de agosto de 2012

"Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo", diz dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO), em carta dirigida aos jovens

Dirigida, inicialmente, aos jovens da arquidioces de Palmas (TO), mas também a toda a juventude pela força do tema e da proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude, uma carta foi escrita pelo arcebispo dom Pedro Brito Guimarães.O documento foi enviado à assessoria de imprensa da CNBB no último domingo, dia 19 de agosto.

CARTA AO JOVEM DA ARQUIDIOCESE DE PALMAS
Amado, amada de Deus, jovem da Arquidiocese de Palmas,

Tenho Sede!

Querido jovem, sou ainda do tempo em que a carta era o meio mais popular de comunicação entre as pessoas. Hoje, com o advento da internet, ela deixa de ter esta função, que passa a ser exercida pelas redes sociais. Palavras como “internauta”, “facebook”, “conectar”, “navegar”, “twittar”, “teclar”, “download”, “interatividade” etc, fazem parte do vocabulário do jovem de hoje. Penso exatamente como pensa o poeta: “os jovens são como os pássaros: voam sempre em direção da primavera” (Giorgio La Pira). Precisamos voar juntos, na direção da primavera que a juventude está vivendo. Temos muitas coisas boas e bonitas para conversar, para dizer e para ouvir: notícias, sonhos, projetos e eventos, programados em função da evangelização da juventude. Por isto convido você para arrastar as cadeiras, sentar em círculo, formar uma roda de conversa e bater um papo legal.

Quero dizer inicialmente que sou igual a um pai que cuida mais do filho pequeno até que ele cresça; que cuida mais do filho doente até que ele fique bom; e que cuida mais do filho ausente até que ele volte. E como um pai, caro filho, cara filha, me alegro com suas lutas, seus sonhos e as suas vitórias; ao mesmo tempo, me entristeço e sofro com os seus problemas, seus desafios e, sobretudo, com a falta de políticas públicas para a juventude. “Não temos em nossas mãos a solução de todos os problemas do mundo, mas diante dos problemas do mundo temos nossas mãos” (Friedrich von Schiller).

Estamos em compasso de contagem regressiva para um dos maiores eventos juvenis, em escala mundial, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), que acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro. O “ide e fazei discípulos em todas as nações” (Mt 28,19), lema da referida JMJ Rio2013, se constitui um verdadeiro programa de vida, um mandato e um convite de Jesus para você. O santo padre, o papa Bento XVI, disse que “a JMJ é uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”. É missão nossa conduzi-lo a este encontro com Jesus vivo, irmão e amigo, mestre e pastor misericordioso, luz e pão, caminho, verdade, vida e esperança do jovem cristão. Que Jesus missionário, de braços abertos, habite neste seu coração verde, amarelo, azul e branco.

O convívio com o Senhor desperta e demonstra o que o jovem deve ter de melhor: a fé. O “ide e fazei discípulos entre todas as nações”, é um anúncio para a vida toda e para toda a vida. É urgente a missão do jovem que se encontrou com Jesus comunicar aos outros mais afastados a luz e a beleza da fé e a alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo. Abra o seu coração a Deus. Deixe Cristo o surpreender com seu amor. Não tenha medo de Jesus. Ele não tira nada de ninguém, ao contrário, dá tudo, inclusive sua vida em nosso resgate. Quem deixa Jesus entrar na sua vida não perde nada, absolutamente nada do que faz a vida livre, bela e grande.

Faz parte da nossa missão estimulá-lo ao estudo, à participação, à preparação e à missão para a JMJ Rio2013, aqui na arquidiocese de Palmas. Posso imaginar que você dirá o que um dia disse o jovem Jeremias: “ah, Senhor Deus! Não sei falar, porque ainda sou um menino!” (Jr 1,7). Ele o quer assim mesmo, do jeito que você é e da forma como você está vivendo. Deus não quer simplesmente o perfeito. Ele quer o imperfeito para aperfeiçoá-lo com seu amor. É nesta hora que começa a missão da Igreja, Mãe e Mestra.

Querido jovem, exorto-o a adquirir intimidade com a Bíblia, a tê-la à mão, para que ela lhe seja como uma bússola que indica o caminho a seguir. Ele quer você como quis São João Diego: com a bíblia nas mãos, Jesus no coração e os pés na missão. Deixe que Deus o ilumine com a sua luz a sua mente e toque com a sua graça o seu coração.

Preocupam-nos a fragilidade da educação religiosa, na catequese familiar e paroquial, a perda progressiva dos valores cristãos, a fragilidade dos grupos e das pastorais das juventudes. Vivemos num mundo onde há muitos desperdícios de talentos e perdas de vidas humanas. A cultura de morte, a violência, o assassínio de tantos jovens, sobretudo dos negros e dos pobres, a avidez do mercado, através da massiva publicidade, leva os jovens ao mundo ilusório e maravilhoso do consumismo, do prazer das drogas, do sexo e, portanto, a falta do sentido da vida.

No inicio desta contagem regressiva para o maior evento de jovens católicos do mundo, temos muitas coisas para conversar sobre a preparação dos jovens para proporcionar e assegurar uma participação ativa, consciente e frutuosa neste evento. Temos que investir muito nesta preparação espiritual e missionária de todas as expressões da juventude existentes no arco da arquidiocese de Palmas. Nossa missão é ajudar a você, amado, amada de Deus, a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para você.

Permita-nos apontar três caminhos que se fazem necessários seguir nesta preparação para a JMJ Rio2013:

1) Fortalecer o SETOR DA JUVENTUDE: funcionar como um guarda-chuva; contar com a participação de todas as expressões da juventude existentes na arquidiocese, para o seu pleno funcionamento: coordenar os trabalhos; dividir os serviços; adquirir instrumentos de trabalho; informatizar o Setor; escolher de um local e definir o horário de atendimento; escolher voluntários; coordenar o envio dos jovens à JMJ Rio2013, a CF-2013 e a Semana Missionária. Pedimos aos grupos de jovens aguardem o calendário do Setor da Juventude para 2013 para depois elaborarem os seus calendários. Para quaisquer outras informações, favor dirigir-se ao coordenador, Padre Camilo (63 81142106) e com o assessor de Comunicação, Heraldo (63 84456086).

2) Participar de três eventos, inicialmente chamados de “PREPARAI OS CAMINHOS DO Rio2013”;

1.      7 a 8 de setembro: - ADORAI JOVEM;

2.      28 de outubro: - DNJ - PALMAS 2012;

3.      8 a 9 de dezembro: - Encontro de preparação dos delegados à JMJ - Rio2103.

3) Convidar também para a II CARAVANA MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESANA, a realizar-se em Lagoa do Tocantins e Santa Teresa, nos dias 16 a 23 de dezembro deste ano em curso.

Invoquemos juntos a proteção dos santos e das santas patronos e intercessores da JMJ Rio 2013. A Igreja necessita de santos. Todos nós somos chamados à santidade, e só os santos podem renovar a humanidade. A Igreja necessita também de autênticos testemunhos para a nova evangelização: jovem, cuja vida seja transformada pelo encontro com Jesus; jovem capaz de comunicar esta experiência aos outros. Quem descobriu Cristo deve levar os outros para Ele. Um grande presente como este e uma grande alegria como esta não podem ser guardadas para si mesmo. É necessário transmiti-lo aos outros.

E, para concluir, façamos nossas as palavras do papa dos jovens, o beato João Paulo II: “precisamos de Santos sem véu ou batina. Precisamos de Santos de calças jeans e tênis. Precisamos de Santos que vão ao cinema, ouvem música e passeiam com os amigos. Precisamos de Santos que coloquem Deus em primeiro lugar, mas que se "lascam" na faculdade. Precisamos de Santos que tenham tempo todo dia para rezar e que saibam namorar na pureza e castidade, ou que consagrem sua castidade. Precisamos de Santos modernos, Santos do século XXI com uma espiritualidade inserida em nosso tempo. Precisamos de Santos comprometidos com os pobres e as necessárias mudanças sociais. Precisamos de Santos que vivam no mundo, se santifiquem no mundo, que não tenham medo de viver no mundo. Precisamos de Santos que bebam Coca-Cola e comam hot dog, que usem jeans, que sejam internautas, que escutem discman. Precisamos de Santos que amem a Eucaristia e que não tenham vergonha de tomar um refri ou comer pizza no fim-de-semana com os amigos. Precisamos de Santos que gostem de cinema, de teatro, de música, de dança, de esporte. Precisamos de Santos sociáveis, abertos, normais, amigos, alegres, companheiros. Precisamos de Santos que estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e boas do mundo, mas que não sejam mundanos".

Caro jovem, fé firme, esperança jubilosa e amor ardente são os nossos desejos para este tempo de preparação dos caminhos, rumo à JMJ Rio2013.

Um abraço cordial deste pai, irmão e amigo, com minha bênção.

“Eu amo você em Jesus Cristo” (1Cor 16,24).

Fonte: Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas.