terça-feira, 22 de maio de 2012

Encontro Vocacional: 200 jovens dispostos a se consagrar

Caminho Neocatecumenal reúne mais de 7 mil jovens na Guatemala

Cerca de 7.100 jovens salvadorenhos e guatemaltecos do Caminho Neocatecumenal participaram do Encontro Vocacional Esquipulas 2012, no domingo retrasado (13 de maio), data do 95º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima em Portugal.

Esquipulas é um importante centro de peregrinação para os católicos da América Central, principalmente para os devotos do Cristo Negro ou Senhor de Esquipulas, uma imagem de Cristo crucificado venerada ali desde março de 1595.

Na madrugada de domingo, os quase 5 mil salvadorenhos que participaram do encontro renunciaram ao sono e embarcaram nos ônibus que partiam das dioceses de Sonsonate, Santa Ana, San Miguel, Santiago de María, Zacatecoluca e San Salvador, para encarar os 200 quilômetros até a Guatemala. Por sua vez, os guatemaltecos vinham de Verapaces, Zacapa e Santo Cristo de Esquipulas, Cidade da Guatemala, Santiago de Guatemala e Santa Rosa de Lima.

Depois da leitura da Segunda Carta aos Coríntios, o bispo de Zacapa, dom Rossolino Biancheti, convidou os presentes a olharem para o Cristo crucificado e entenderem que ele diz a cada um: "Eu te escolhi". Invocado o Espírito Santo, o bispo convidou os jovens que se sentissem chamados ao sacerdócio a evangelizarem um país distante. 90 rapazes receberam a imposição de mãos do bispo e 110 meninas se levantaram, sinalizando que se sentiam chamadas à vida contemplativa ou a viver em virginidade nas suas próprias comunidades ou como catequistas itinerantes.

Fonte: Zenit
Local: Esquipulas - Guatemala