quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dom Orani João Tempesta - JMJ RIO 2013 A Jornada e a visão realista da vida

Uma das características dos jovens católicos que participam das mjm é justamente  o realismo vivido, celebrado e anunciado.

Juntamente com o entusiasmo na construção de um mundo novo com Cristo, os jovens puderam refletir também sobre as dores do mundo. Além das infelizes manifestações dos que eram contrários à presença  católica em terras de Espanha, no dia 19 de Agosto passado, precedidos pela emblemática cruz da Jornada Mundial, os Jovens puderam meditar os passo da paixão de Cristo e ouvir a mensagem de Bento XVI, que mos acompanhou em toda a Via Sacra. Ela evocou os sofrimentos de jovens de várias partes do mundo. "Que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer  junto dos menos favorecidos. Vós que sois tão sensíveis á ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade  de amar e de vos compadeces. As diversas formas de sofrimento, que foram desfilando diante dos nosos olhos  ao longo da Via Sacra, são apelos do Senhor para edificarmos as nossas vidas seguindo os seus  passos e para nos tornarmos sinais do seu conforto e salvação", afirmou o Papa.

Recordando ainda as dificuldades e as duras realidades de nosso tempo, no dia 22 de agosto, o Santo Padre realizou uma visita à fundação Instituto São José, em Madri, que acolheu jovens deficientes. Bento VXI se confraternizou afetuosamente com esses jovens, muias vezes marginalizados e ignorados, dirigindo-lhes uma expressiva saudação. "A nossa sociedade - aonde  demasiadas vezes se põec em dúvida a dignidade inestimável da vida, de cada vida - precisa de vós: vós contribuís decididamente para edificar a civilização do amor. Mais ainda, sois protagonistas desta civilização", afirmou. Para o Papa, o sofrimento na vida dos jovens expressa a grandeza a que é  chamado o homem: compadecer-se e acompanhar  quem sofre. Ele explicou que " quem leva a dor e o sofrimento".

Ainda que expostos o dia todo ao forte calor que fazia e depois a uma intensa ventania seguinda de chuva, os jovens permaneceram firmes, participando de cada momento  da vigília. O próprio Santo Padre, diante da resistência dos jovens, mesmo tomando chuva e instado a retirar-se devido à sua idade avançada, decidiu por ficar. Foram momentos de intensa oração e silêncio, sobreetudo durante a adoração ao Santíssimo Sacramento. Depois de vários minutos sob a chuva, quando ela diminuiu um pouco, o Papa se dirigiu aos peregrinos que não  se deixaram desanimar, com um:"Jovens, obrigado por sua resistência! A força de vocês é maior do que a chuva!", acrescentou."O Senhor, com a chuva, nos envia muitas bênçãos. Também nisso vocês são um exemplo".

Com jovens assim, teremos certeza de construir a civilização do amor!

Fonte: Dom Orani João Tempesta, O. Cist.
Local: São Sebastião (RJ)