quarta-feira, 21 de março de 2012

Juventude Missionária, preparando para compartilhar a Fé

Que alegria ver este nosso Brasil a todo vapor na animação missionária, porém ainda muito para nós mesmos. São os símbolos da JMJ Rio 2013 perpassando pelas dioceses do nosso país desde setembro de 2011, quantas equipes e comissões espalhadas pela terra de Santa Cruz que estão trabalhando no silêncio, mas com muito afinco e determinação para preparar o maior evento da Igreja Católica no mundo. Nossa Juventude Missionária também está inserida nas mais diversas equipes contribuindo com este grande momento que a Igreja do Brasil está vivendo e nos convocando a uma maior consciência missionária.

Como tem aumentado os grupos da Infância e Adolescência Missionária pelo Brasil, e conseqüentemente a Juventude Missionária que se espalha, e já está quase do Oiapoque ao Chuí; o trabalho dos conselhos missionários, como tem dado frutos, intercâmbio missionários, projetos Igrejas Irmãs e muito mais.

Diante destes badalados momentos a Juventude Missionária de todo o Brasil também está se preparando para um outro momento muito especial e importante na animação missionária do Brasil, é o 3º Congresso Missionário Nacional que irá acontecer nos dias 12 a 15 de Julho de 2012, na capital tocantinense, Palmas.

Serão quatro dias onde refletiremos o tema: Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, á luz do Vaticano II e o lema: Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”(Jo 20,21)
Temos três eixos que contemplarão essa reflexão: O Secularismo – A missão diante de um mundo secularizado e pluricultural. Vaticano II – A relevância missionária do Concílio Vaticano II a 50 anos de sua abertura. E o eixo Ad Gentes – A Igreja do Brasil e o compromisso com a missão Ad Gentes.

Assim teremos três exposições de temas e depois trabalharemos com quatro grandes mutirões e um deles será sobre Infância, Adolescência e Juventude Missionária.

Para este congresso o motivo bíblico condutor de todo o evento será a passagem de At 8, 26-40, o encontro sugestivo entre Felipe e o Etíope, assim o 1º dia é o caminho, 2º dia o encontro, 3º dia a partilha e 4º dia o compromisso.
Será uma experiência muito rica ainda com os diversos testemunhos missionários de pessoas que se dedicam à missão além – fronteiras.

Assim, para uma melhor preparação foi lançado um Instrumento de Trabalho, onde os conselhos missionários do Brasil estarão realizando minicongressos e pré-congressos fazendo o estudo de tal.

Para a Juventude Missionária todos os grupos são convidados a utilizar este material para suas reflexões na metodologia própria das quatro áreas integradas, bem como os jovens missionários também estão sendo convidados a participarem destes eventos preparatórios do congresso, realizados nas suas próprias dioceses ou regionais, e ainda mais, em todos os encontros assessorados pelo secretariado nacional das POM há espaço para se trabalhar o tema do congresso.

Com certeza os jovens que irão ao congresso, bem como aqueles que não poderão ir, terão a oportunidade de trabalhar este tema das mais diversas formas antes e depois do evento. E claro, o congresso nos incita a gerar pontos concretos após a reflexão, e a Juventude Missionária está disposta a contribuir para que estes gestos concretos sejam cada vez mais dinâmicos e eficazes para uma conscientizarão missionária na juventude não só ad intra, mas de modo especial ad gentes, portanto, dediquemos, queridos jovens, na preparação deste grande evento missionário que com certeza nos ajudará neste caminho rumo ao Congresso Americano Missionário 4 (CAM 4) e ao Congresso Missionário Latino-Americano 9 (COMLA 9) a ser realizado em  Novembro e Dezembro de 2013, em Maracaibo, na Venezuela. Vamos! Jovens Missionários do Brasil compartilhar nossa fé com os jovens do mundo inteiro.

Fonte: POM - Pe. Marcelo Gualberto secretário nacional da POM  e JM