A Semana da Cidadania (SdC) 2012 escolheu o tema "Juventude e Saúde Alimentar", e o lema "É preciso ter certeza do que se põe na mesa". Conforme alerta a Campanha da Fraternidade deste ano, saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).
A Semana da Cidadania 2012 acontece entre os dias 14 e 21 de abril e para abordar o tema propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos que ajudam a alargar a discussão tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver. O objetivo é pensar nas pessoas, no cuidado com o corpo, com uma vida saudável, que passa pelo consumo de alimentos adequados. Pensar também nos modelos de produção de alimentos, nas práticas que geram saúde para as pessoas e para o planeta e nas práticas que geram doença e morte. Tudo isso para garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.
Segundo Joaquim Alberto Andrade Silva, membro da Equipe de Assessores da Pastoral da Juventude, para iluminar as discussões, a Semana da Cidadania escolheu o texto bíblico do Evangelho segundo João (Jo 6, 27). "Nesta passagem, somos convidados a renovar nossa fé em Jesus, o ‘alimento que permanece' e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele, referência para vivermos nossa própria vida", explica o assessor.
Em breve, o subsídio também estará disponível para todos os grupos de jovens do país.
Link para download do cartaz em alta resolução:
A Semana da Cidadania é organizada pela Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Rural, o Anchietanum - Centro de Juventude e a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude.
Os organizadores esperam que o as reflexões ajudem a cultivar também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.
Fonte: Joaquim Alberto Andrade Silva - PJ / Revista Missões