quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Venezuela: jovens reafirmam Cristo como a alegria da sua vida

Grandioso encontro com o bispo de San Cristobal

Com uma grande concentração de jovens da diocese de San Cristobal realizou-se neste sábado, o "Encontro de Jovens com o Bispo", na cidade de Umuquena. Cerca de três mil jovens de várias paróquias do Táchira participaram ansiosos de reafirmar Cristo como a alegria das suas vidas.

Em uma festa de cores, músicas, danças e orações a Juventude Católica do Táchira, encontrou-se com o bispo diocesano que respondeu às perguntas dos jovens. Aqueles que se questionaram sobre o mundo em mudança, o relativismo, a fé, a evangelização, a vocação cristã, e o namoro.

O bispo diocesano, monsenhor Mario Moronta, enviou uma mensagem para aqueles que na Venezuela celebram o dia da Juventude, convidando-os a continuar dando a vida, de acordo com o amor de Deus, pela pátria. "Cristo é a razão de ser da nossa existência, e no dia da juventude peço aos jovens que em nome da caridade de Cristo continuem dando sua vida pela Venezuela", disse o prelado.

E em um compartilhamento, alguns jovens foram intervindo para perguntar ao bispo, que respondeu como pai e pastor. Quanto ao mundo em mudança, o bispo respondeu: "Não deixem de ser jovens, sejam sempre animados. Mantenham a mente elevada com os princípios, principalmente com o temor de Deus, e demonstremos à sociedade que os jovens são os que podem construir o futuro no mundo e relativista”. Pois, insistiu que "o caminho que leva à perdição é o relativismo, lembremos o que disse o evangelho, tomemos a Cruz, que é a que nos dá a esperança para triunfar”. Depois, monsenhor Moronta lembrou aos jovens que a melhor maneira de permanecer firmes na sua fé é "colocando nossa mente e nosso coração em Cristo, para vencer tantas coisas negativas. Recomendo-lhes que se organizem nas paróquias e outras instituições para edificar um mundo de justiça e de paz”. E convidou a permanecer como "evangelizadores dos outros jovens, sejam missionários naqueles lugares onde não chega ainda o anúncio do Evangelho”.

Da mesma forma lhes exortou a ter Cristo como a única opção de vida, para não ir por outros caminhos. "Há uma juventude que vai por caminhos da escuridão, mas há mais jovens com a luz de Deus que são aqueles que devem dar testemunho de vida cristã para atrair os demais para Deus, que é a opção de vida”.

Aqueles que sentirem o chamado vocacional, disse-lhes que "a melhor maneira de descobrir a vocação à qual Deus nos chama é através da oração, e juntando-se ao apostolado das nossas paróquias e instituições."

Finalmente, convidou os jovens que vivem o namoro para ver a imagem de Jesus Cristo. "Jesus está casado com a humanidade e permanece fiel, e antes a cortejou com seus milagres e sua pregação. E então constituiu um lar que se chama Igreja, esta é uma imagem que nos pode ajudar. E além do mais, com o diálogo e a oração, poderão viver um bom namoro. Valorizando a ambos, amando-se para logo poder no matrimônio manifestar esse amor com fidelidade”.

O Encontro de Jovens com o Bispo foi embelezado musicalmente por "Cantores do Coração ". Também a Associação Venezuelana de Educação Católica, fez uma apresentação do que será a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. E o padre Gustavo Roa conduziu um momento de adoração ao Santíssimo, com o qual se abençoou toda a juventude.

A próxima Jornada Diocesana da Juventude, que terá como tema "Uma juventude com Cristo para uma Igreja sempre jovem", se realizará na Catedral de San Cristobal no 9 de fevereiro de 2013, como parte do Ano Jubilar dos 90 Anos da Igreja do Táchira.

Fonte:Zenit - Tradução Thácio Siqueira
Local: San Cristobal - Venezuela