segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Projeto incentiva hábito de leitura entre crianças e adolescentes

Incentivar o hábito da leitura. É com esse objetivo que o Grupo Projetos de Leitura realiza o projeto Ler é Bom, Experimente.As escolas públicas interessadas em participar podem fazer inscrições entre os dias 6 e 16 de fevereiro no sítio eletrônico do Grupo.

O Projeto beneficiará 200 escolas de todo o país com livros que deverão ser utilizados por estudantes do Ensino Fundamental (a partir do 2° ano) e Médio. As instituições receberão de 38 a 152 livros do escritor Laé de Souza. Além disso, o Projeto entregará às escolas materiais que auxiliarão o trabalho do/a professor/a, como questionários, cartilha pedagógica e folhas de redação.

De acordo com Laé de Souza, coordenador do Grupo Projetos de Leitura, a ideia da iniciativa é "estimular a leitura e o desenvolvimento de textos”. Isso porque, além de entregar o livro para a leitura, o projeto propõe que os estudantes respondam a um questionário e produzam textos baseados na história ou nas personagens da obra.

Segundo Laé, as três melhores produções serão premiadas com outro livro do autor. Os estudantes a partir do 6° ano ainda poderão ter o texto incluído na obra As melhores crônicas dos projetos de leitura – Volume 4.

De acordo com coordenador do Grupo, o Projeto existe desde o ano 2000 e surgiu "a partir do inconformismo de [que diziam] que brasileiro não gosta de ler”. Para ele, a questão é o incentivo à leitura. "Muitos jovens que diziam que não gostavam de ler, agora gostam”, comenta, destacando a importância da existência de projetos que incentivem tal hábito.

Segundo ele, o projeto Ler é Bom, Experimentejá beneficiou cerca de 300 mil jovens de várias partes do país. "O que a gente observou nos questionários foi uma mudança de comportamento. Alguns professores disseram que até os jovens que não participaram [do projeto] queriam participar”, afirma.

Outros projetos

Ler é Bom, Experimente não é o único projeto desenvolvido pelo Grupo voltado para o hábito da leitura. Segundo Laé de Souza, o Grupo Projetos de Leitura ainda possui outras iniciativas, tanto voltadas para escolas como para outros locais, como parques, hospitais e praças públicas. O público também é variado: de crianças a idosos, já que a leitura é um hábito que pode ser praticado – e recomendado – para todas as idades.

Conheça mais sobre o Grupo em: http://www.projetosdeleitura.com.br./index.php

Fonte: Adital - Karol Assunção