quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição em Roma revela Arquivo Secreto do Vaticano

Os Museus Capitolinos de Roma acolhem, a partir de hoje, a exposição ‘Lux in Arcana’ (Luz no segredo, em latim), expondo pela primeira vez uma centena de documentos do Arquivo Secreto do Vaticano fora do pequeno Estado.

Entre estes, encontra-se a bula ‘Inter Coetera’ (1493), do Papa Alexandre VI, na qual se procedia à delimitação dos territórios descobertos por espanhóis e portugueses, posteriormente corrigida pelo Tratado de Tordesilhas (1494).
 
A mostra, aberta ao público até 9 de setembro, é organizada pelo próprio arquivo, por ocasião do quarto centenário da sua fundação.
 
Na exposição é possível encontrar documentos que vão do século VIII ao século XX e, segundo os seus promotores, será “talvez a única vez na história que vão passar as fronteiras da Cidade do Vaticano”.
Os visitantes têm a possibilidade de ver o códice do processo (1616-1633) do físico italiano Galileu Galilei; a excomunhão de Martinho Lutero (1520); a carta em que Celestino V fez a "grande recusa", renunciando ao papado (1294); a carta ao parlamento inglês, de Clemente VII, sobre o casamento do rei Henrique VIII (1530) e o ‘Dictatus Papae’ de Gregorio VII (1073-1085), que estabelecia a primazia do poder do Papa sobre o poder político, um dos documentos mais antigos da mostra.
 
Os documentos referem-se ainda a personalidades como o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, o presidente norte-americano Abraham Lincoln ou o imperador francês Napoleão Bonaparte.

A mostra multimédia ‘«Lux in Arcana» – O Arquivo Secreto do Vaticano revela-se’ é acolhida pelo Capitólio, edifício que alberga as autoridades municipais de Roma, e está aberta todos os dias, exceto às segundas-feiras, das 09h00 às 20h00.

Fonte: Rádio Vaticano