sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Semana de oração pela Unidade dos Cristãos em Lima

Teve início, no dia 18 de janeiro, e vai até 25 de janeiro, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. O evento, que se realiza em Lima, é patrocinado pela Comissão para a Catequese, a Pastoral Bíblica e a Pastoral Indígena – comissões que pertencem à Conferência Episcopal Peruana – juntamente com outras confissões cristãs.

Durante sete dias, os fiéis se unirão em oração, em cada comunidade e paróquia, para pedir a Deus o dom da unidade e da paz. Na conclusão, quarta-feira, 25, haverá uma celebração ecumênica na Avenida Santa Cruz, em Lima.

A nota informativa enviada pela Conferência Episcopal peruana recorda que a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos nasceu na Inglaterra em 1908, graças ao sacerdote anglicano Paul Watson, que a definiu “Otavário de oração pela Unidade da Igreja”. Em 1966, foi criado um grupo conjunto entre a Igreja católica e o Conselho Ecumênico das Igrejas protestantes para a preparação da Semana de oração. Por parte da Igreja Católica, o Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos é encarregado dos temas ecumênicos e responsável pela promoção, na Igreja católica, de um real espírito ecumênico. Ao mesmo tempo, deve desenvolver o diálogo e a colaboração com as outras Igrejas e Comunhões no mundo. Em muitos países da América Latina, a Semana de oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada em Pentecostes.

Fonte: Agência Fides
Local: Lima - Peru