terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

A VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor se realiza de 6 a 10 de dezembro em Belo Horizonte (MG). Este é o momento em que a Pastoral do Menor reúne representantes de todo o Brasil para discutir e definir as diretrizes para o próximo triênio de 2012/2014. Neste ano a Assembléia conta com a presença de dom Leonardo Miranda de Miranda Pereira, bispo de Paracatu e referência nacional da Pastoral do Menor; dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da CNBB e dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte.

As Assembléias acontecem a cada três anos e são o momento mais importante da Pastoral do Menor. Nela é avaliada e celebrada a caminhada da Pastoral do Menor do triênio anterior, são definidas as diretrizes gerais e escolhidos os coordenadores para o próximo triênio 2012/2014. Da Assembléia participam agentes da pastoral vindos de todos regionais/estados onde a Pastoral se encontra articulada. São representantes de 16 estados, compreendendo vários municípios.

Este ano a Assembléia terá como tema "Pastoral do Menor: constantes desafios, novas fronteiras" e, como lema: "O clamor dos filhos de Israel chegou até mim. Por isso, vai. Eu te envio..." Êxodo 3 - 9, 10 . É o repensar da Pastoral para atuar dentro de questões que estão a merecer mais atenção, ouvindo o clamor das crianças e adolescentes e atendendo a missão a ela confiada.

A Pastoral do Menor é um Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB e através do Setor de Pastoral Social integra a 8ª Comissão da CNBB - Comissão para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, fundamentando-se teologicamente em duas noções: a de ser "presença e serviço na sociedade". É uma estrutura que está organizada em todo país, atendendo às diferentes necessidades das crianças e adolescentes, principalmente aquelas violadas em seus direitos fundamentais e vítimas de abandono, violência, exploração, bem como aqueles adolescentes que cometem atos infracionais. Todos os membros da Coordenação e do Conselho Nacional da Pastoral são escolhidos em Assembléias específicas, realizadas de 3 em 3 anos, constituindo um grupo referendado por todos agentes da Pastoral, demonstrando a importância de sua representação e da gestão democrática que permeia todas suas ações.

VII Assembleia Nacional da Pastoral do Menor

Dias: 6 a 10 de dezembro de 2011

Local: Casa de Retiro São José - Av. Itaú, 475 - Dom Cabral

Informações:

Marilene Cruz - Coordenadora Nacional da Pastoral do Menor

Dilane Moreira - Assessora de Comunicação

Tel.:(31) 3422-6732
Email: pamen.nacional@yahoo.com.br

Programação

Primeiro dia 06.12.2011 - Terça - Feira
19:30 h- Liturgia de Abertura e acolhida
20:15h - Apresentação das Delegações, por Região
20: 30h Composição da mesa de abertura
• Presidente da CNBB - Cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis (representante)
• Presidente da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, Justiça e da Paz - Dom Guilherme Antônio Werlang (representante)
• Presidente do Conselho Episcopal Regional Leste 2 - Dom José Alberto Moura (representante)
• Arcebispo de Belo Horizonte - Dom Walmor Oliveira de Azevedo
• Bispo da Diocese de Paracatu - Referência Nacional da Pastoral do Menor
• Representante dos Redentoristas
• Coordenadora Nacional - Marilene Cruz
20:50h- Reflexão de Dom Leonardo sobre o tema: "Pastoral do Menor: Constantes Desafios, Novas Fronteiras" - "Ouvi o clamor dos filhos de Israel, por isto vai. Eu te envio.
21:20h - Palavra de Marilene e abertura oficial da VII Assembléia Nacional da Pastoral do Menor
21:30h - Benção de Abertura da Assembléia

Segundo dia - 07/12/2011- Quarta- Feira
10:30h - Painel: Análise da realidade da criança e do adolescente e papel da Pastoral do Menor
*Sra. Carmen Silveira Oliveira, doutora em psicologia, secretária da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente/SDH/PR - Tema: Análise de Conjuntura Nacional e Internacional sobre a Criança e o Adolescente
11:10h - Padre João Batista Libânio - jesuíta, teólogo, escritor - Tema: Reflexão sobre o Êxodo mas fazendo um paralelo com a exposição anterior
11:45h - Padre Saverio Paolillo (Padre Xavier) missionário comboniano, Pastoral do Menor de Vitória - Tema: Pastoral do Menor seu lugar, sua missão/caminho diante da análise apresentada e do que nos aponta o Êxodo.
14:15 h - Debate sobre o painel
21:00h - Rodas de Conversa sobre os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral do Menor

Terceiro dia - 08/12/2011 - Quinta-feira
08:40h - Mensagem de Dom Leonardo Ulrich Steiner - Secretário Geral da CNBB
09:10h -Retiro - Padre Bartolomeo.
11:30h - Celebração Eucarística encerrando o Retiro

Quarto dia - 09/12/2011 - Sexta-feira
09:00h -Palestra: Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).
Irmã Delci Frazen - assessora da Comissão da Caridade, Justiça e Paz durante 08 anos. Atualmente faz parte do Centro de Assessoria e Apoio a Iniciativas Sociais da Rede de Assessoria da Misereor no Brasil
10: 30 h - Reunião por Região (trabalhos em grupos) - Discussão, análise e síntese dos DESAFIOS ou novas fronteiras a serem enfrentados pela Pastoral do Menor.
Tarde
14:25- Trabalho de Grupo, por região, para definição de até 03 diretrizes para o triênio 2012/2014 e escolha dos coordenadores das regiões.
18:00 h - Celebração

Quinto dia - 10/12/2011 - Sábado
Manhã
08:45h - Plenária - Aprovação das Diretrizes e das Moções
11:40h - Agradecimentos aos coordenadores que deixam seus mandatos
Tarde
14:00h - Apresentação e referendo das novas coordenações
15:00h - Momento especial: a Construção da Tábua com as diretrizes da Pastoral do Menor para o triênio 2012/2014.
16:30h: Celebração Eucarística de Encerramento e Envio

 

Fonte: Pastoral do Menor Nacional -  Dilane Moreira