terça-feira, 11 de outubro de 2011

Como você vai comemorar o Dia da Criança?

Cerca de 4,5 milhões de pessoas com idade entre 5 e 17 anos trabalham no Brasil, aponta o IBGE.

Todos os dias, mais de 18 mil crianças são espancadas no país, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. As mais afetadas são meninas, entre 7 e 14 anos. 100 crianças morrem por dia no Brasil, vítimas de maus tratos - negligência, violência física, abuso sexual e psicológico, segundo pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos da Criança/USP. Dados do Ministério da Saúde revelam que 38% das mortes de pessoas com até 19 anos são causadas por agressões.

Disque 100 - Denuncie!

O serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República - SEDH/PR, em parceria com a Petrobrás e o Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes - CECRIA.

No Brasil, com uma população de quase 67 milhões de crianças de até 14 anos, são registrados, por ano, 500 mil casos de violência doméstica de diferentes tipos. Em 70% dos casos, os agressores são os próprios pais biológicos.

A violência contra a criança é crescente e nem sempre ocorre na forma de abuso sexual. Levantamento do Núcleo de Atenção à Criança Vítima de Violência, da Universidade do Rio de Janeiro - UFRJ mostra, com base de dados coletados entre 1996 a 2011 que: 29,1% de meninos e meninas são vítimas de abuso físico; a violência sexual aparece em segundo lugar - 28,9%; 25,7% sofreram negligência (todo tipo de abandono); 16,3% abuso psicológico (pressão); 300 mil meninas são vítimas de incesto todos os anos e mais de um terço delas tenta o suicídio (Lacri-USP); 11,5% das crianças de 8 e 9 anos são analfabetas, segundo o IBGE; 114.000.000 (cento e quatorze milhões) de crianças não recebem instrução, sequer ao nível básico; 6.000.000 (seis milhões) de crianças morrem por ano por má nutrição, antes de fazer 5 anos de idade; 800.000.000 (oitocentos milhões) de pessoas deitam-se todas as noites com fome; 300.000.000 trezentos milhões são crianças; 50.000.000 (cinquenta milhões) de abortos são cometidos no mundo por ano.

Comece já!

O UNICEF estima que existam 158 milhões de crianças menores de 15 anos vítimas de trabalho infantil em todo o mundo e que mais de 100 milhões, quase 70% da população laboral infantil, trabalham na agricultura em áreas rurais onde o acesso à escola e ao material educativo é muito limitado.
No Brasil, cerca de quatro milhões de crianças trabalham no meio rural e somente 29% delas recebem remuneração. São escravas. Entre as crianças de 5 a 9 anos, somente 7% recebem remuneração e um grande número não têm acesso à educação. O Brasil tem mais de 680 mil crianças que não frequentam a escola.
Relatório divulgado pela Câmara de Educação Básica, do Conselho Nacional de Educação - CNE concluiu que faltam 245 mil professores no Ensino Médio.

Não é falta de profissionais excelentes e qualificados, faltam profissionais que suportem "viver" com o salário que se paga ao professor.
Você não vai poder resolver o problema da fome, do abandono, da falta de professores, da escassez de assistência aos clamores da humanidade! Impossível! Então, comece a atender o grito de socorro da sua família, do seu vizinho, da sua cidade!

Veja o que está na lei: "Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais" (Art. 5º Estatuto da Criança e do Adolescente).
Um lembrete: a violência faz-se passar sempre por uma contra-violência, quer dizer, por uma resposta à violência alheia (Jean Paul Sartre). Uma sugestão: criminalizar a incompetência política!


Fonte: Revista Missões - Ivone Boechat
* Ivone Boechat é mestre em educação, pedagoga, conferencista e escritora. Autora do livro "Estratégias para encantar educadores na Arte de Aprender" (2011). Publicado na edição Nº08 - Outubro 2011 - Revista Missões.