terça-feira, 4 de outubro de 2011

2º Encontro Missionário é realizado em São Paulo

Sábado, dia primeiro de outubro, início do mês missionário e festa de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões, aconteceu, no Colégio Madre Cabrini, em São Paulo, o 2º Encontro Missionário para Congregações e Institutos missionários presentes na Arquidiocese de São Paulo e animado pelo COMIAR (Conselho Missionário Arquidiocesano de São Paulo). Estavam presentes mais de 20 instituições missionárias, totalizando cerca de cem pessoas. Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, abriu o encontro, saudando efusivamente dom Pedro Zilli, bispo de Bafatá (na Guiné-Bissau) presente ao evento, e dom Tomé Ferreira da Silva, bispo da região Episcopal Ipiranga e representante da dimensão missionária do nosso regional. O Cardeal pediu que se derramasse sobre a Arquidiocese de São Paulo o carisma missionário ad gentes, para que a Igreja não perca a dimensão universal da fé, mesmo diante dos desafios da evangelização de uma grande metrópole como São Paulo. Mencionou suas visitas aos índios Pataxós, no sul da Bahia, às dioceses de Eunápolis e Teixeira de Freitas (BA) e manifestou sua alegria pela inauguração de mais uma capela que a Arquidiocese de São Paulo ajudou a construir. Destacou também os novos santos que serão em breve canonizados no dia 23 de outubro, Dia Mundial das Missões: dom Guido Conforti, fundador dos missionários xaverianos e pe. Luiz Guanella, fundador das Filhas de Santa Maria da Providência e dos Filhos do Sagrado Coração (Servos da Caridade ou guanellianos). No final, agradeceu de coração aos trabalhos missionários desenvolvidos em São Paulo por parte das congregações, que convidou a se lançarem cada vez mais na missão.

Pe. Sérgio Lucas, Coordenador Regional de Pastoral, apresentou os resultados dos 1.065 questionários que foram enviados às 289 paróquias que compõem a Arquidiocese, sobre a Carta Pastoral do cardeal, que se tornou o destaque pastoral: Paróquia, torna-te o que és. O objetivo do questionário era conhecer a realidade das nossas paróquias para um maior impulso missionário rumo à Missão Continental. Em seguida, pe. Ricardo Pinto, pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Vila Arapuã), apresentou uma reflexão sobre a paróquia hoje, não mais realidade “centrípeta”, para onde confluem os que vivem no mesmo território, mas realidade “randômica”, onde a vida acontece sob constantes mudanças. Por isso, a Igreja é chamada a “capilarizar e alargar” seu horizonte, com um estilo de vida mais semelhante ao das primeiras comunidades cristãs, marcado pela comunhão, e a reaprender o diálogo com diferentes movimentos, mobilidades e migrações. Para isso é preciso uma nova cultura pastoral, com um forte eixo missionário.
Em seguida, a assembleia dividiu-se em grupos para uma partilha sobre a importância de implementar nas paróquias os Comipas (Conselhos Missionários das Paróquias), a Infância, Adolescência e Juventude Missionárias, auxiliados pelos subsídios das POM e assim preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude, que acontecerá no Rio de Janeiro em 2013, dando-lhe um forte impulso missionário.
No final do encontro, dom Tomé encerrou com uma bênção especial com as relíquias de Santa Terezinha, introduzidas na abertura e trazidas por uma missionária, num clima de comoção e oração.

Fonte: Mundo e Missão