quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Assassinato de Dom Oscar Romero: Talvez a verdade esteja próxima

O Bispo Auxiliar de San Salvador, Dom Gregorio Rosa Chávez, confirmou à Agência Fides o que disse na coletiva de imprensa do último domingo, sobre a recente publicação por parte do jornal "Diario CoLatino", do nome do assassino de Dom Oscar Arnulfo Romero.

Segundo o bispo, este fato pode ser a chave decisiva para aprofundar tudo aquilo que até agora foi objeto de investigação sobre o homicídio de Dom Romero. "Li com muito interesse aquelas duas páginas do Diario CoLatino. É um tema que eu mesmo segui e sobre o qual investiguei desde que Dom Romero foi assassinado" – frisou Dom Rosa Chávez durante a coletiva.

"Estive até mesmo em contato com os investigadores da Comissão da Verdade. A última vez que nos encontramos, quando vieram me procurar, eram investigadores peruanos, me disseram que quase tudo tinha sido esclarecido, exceto o nome de quem tinha atirado. Também nós, como Igreja, continuamos a pesquisar e encontramos diversos nomes", reiterou o bispo auxiliar em suas declarações à imprensa.

O jornal de San Salvador "Diario CoLatino" publicou na quinta-feira, dia 8, a notícia de que quem atirou em Dom Oscar Romero foi o subsargento da 2° seção da Guarda Nacional, Marino Samayoa Acosta, membro da equipe responsável pela segurança do ex-presidente da República, o coronel Arturo Armando Molina.

O jornal denunciou também que foi Mario Molina, filho do ex-presidente Molina, quem sugeriu o nome do atirador. O fundador do Partido Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), Roberto d´Aubuisson, foi indicado como autor intelectual do crime.

"Temos elementos válidos como provas e há quem conhece como foi organizado o assassinato. O capitão Saravia entregou informações que confirmam o relatório da Comissão da Verdade. Por isso, quem quer chegar à verdade, com elementos válidos, pode fazê-lo. Existem pessoas que conhecem os fatos, essa publicação talvez permitirá chegar ao final da investigação", disse ainda Dom Rosa Chávez.

Em 24 de março de 31 anos atrás, o Arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Romero, foi assassinado pelos esquadrões da morte enquanto celebrava a missa. Em 2010, as autoridades de El Salvador estabeleceram esta data como o "Dia Nacional de Dom Oscar Arnulfo Romero Galdámez.
 

Fonte: Rádio Vaticano
Local: San Salvador