quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O Curso de Formação Missionária do CCM é um marco para quem participa

Com a celebração eucarística presidida por Dom Sérgio Castriani, CSSp, bispo de Tefé e membro da Comissão Episcopal para Amazônia, concluiu-se nesta quarta feira, 24 de agosto, no Centro Cultural Missionário de Brasília (CCM), o Curso de Formação Missionária para missionárias e missionários que atuam no Brasil, com enfoque na Amazônia. O evento promovido pelo CCM juntamente à Comissão Episcopal para Amazônia e a Conferencia dos Religiosos do Brasil (CRB), contou esse ano com a parceria do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS), sendo reconhecido como curso de extensão, de qualificação e capacitação para missionários enviados a regiões e situações tipicamente missionárias no Brasil.
 
O Curso teve duração de 25 dias, e foi desenvolvido seguindo um percurso constituído por sete dimensões da missão: humano-afetiva, bíblica, histórica, antropológica, teológica, prática e espiritual. Cada abordagem contou com 20 horas-aula de exposição, estudo e debate. Também foram realizadas diversas conferências sobre a realidade da Amazônia, além de documentários, filmes e testemunhos missionários do Brasil e do mundo.



Participaram do curso 21 missionários entre eles leigos e leigas, religiosos e religiosas e presbíteros de algumas dioceses do sul do país. As avaliações dos participantes foram simplesmente entusiastas. O curso abriu a cabeça, o coração e a disposição para a missão, ajudou a focar questões fundamentais como a maturidade humana, a centralidade da Palavra de Deus, a perspectiva discipular, a necessidade de referenciais teóricos, a exigência de buscar e cultivar uma profunda espiritualidade.



O grupo dos participantes respondeu às propostas dos assessores e da coordenação de maneira muito criativa, demonstrando a toda hora envolvimento e interesse, como também bastante entusiasmo. A Missão revelou-se para a maioria como uma extraordinária perspectiva de crescimento interior, de discernimento vocacional e de projeto de vida. O Curso foi definido como um marco na caminhada de cada pessoa do grupo, um processo de auto-avaliação e de re-encontro consigo mesmo, com os outros, com a criação e com Deus.



Os últimos três dias foram dedicados à dimensão espiritual da missão, com um retiro orientado por Dom Sérgio Castriani. Apaixonado pela missão e pela Amazônia, Dom Sérgio procurou mostrar várias facetas da experiência missionária que geram uma oportunidade inigualável de tornar-se um dom para os outros. Mas é preciso paciência, sabedoria, tempo e espera. É preciso saber mergulhar no encontro com o outro, tornar-se hóspede na casa dele como peregrinos amigos e despojados. A Missão abre caminhos não apenas para aventuras excepcionais e exóticas, mas particularmente para os cotidianos corriqueiros da vida de cada cristão.



Por ocasião do encerramento deste Curso, estava presente o Pe. Júlio Werlang, Superior Provincial dos Missionários da Sagrada Família, instituição mantenedora do Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE) de Passo Fundo (RS). Pe. Júlio manifestou o seu agradecimento aos participantes e sua satisfação na parceria com o CCM. Segundo ele é só avançando na Missão que a Igreja, respondendo à sua mais íntima vocação, consegue também superar suas crises e seus embates com os tempos. Os Missionários da Sagrada Família é uma congregação presente em vários países e procura continuamente enviar missionários às regiões onde mais necessita e nas situações mais urgentes. O IFIBE é uma instituição acadêmica que se propõe dar suporto aos desafios missionários com cursos e pesquisas, visando uma contínua qualificação e capacitação dos agentes.
 
Os participantes receberam pelo IFIBE o Certificado de participação ao Curso de Formação Missionária com enfoque na Amazônia, enquanto Dom Sérgio e a Ir. Maria Irene Lopes dos Santos, assessora da Comissão Episcopal para Amazônia, entregaram a cruz de envio a cada missionária e missionário.

Fonte: CNBB