quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Concurso de fotografia incentiva protagonismo de surfistas na proteção da Mata Atlântica

Especulação imobiliária, avanço do mar, provocado pelo aquecimento global, e supressão de vegetação. Esses são alguns dos problemas encontrados nos cerca de oito mil quilômetros de zona costeira do Brasil. Com objetivo de retratar esses desafios e promover uma ação protagonista por parte dos surfistas brasileiros, a organização não-governamental Entidade Ecológica dos Surfistas (Ecosurfi) realiza a primeira edição do Concurso Fotográfico "Mata Atlântica, Minha Praia”. As inscrições seguem até esta sexta-feira (26).

"Grande parte do litoral é coberto por Mata Atlântica, mas, hoje, esse bioma tem apenas 7% da mata original”, explica João Malavolta, dirigente da Ecosurfi. Diante desse quadro, ele reforça o papel do surfista na proteção do meio ambiente. O concurso busca revelar os desafios encontrados na defesa desse território, assim como ações positivas de proteção, a partir do olhar dos próprios surfistas. "As ondas que existem no Brasil tem a sua frente a Mata Atlântica”, afirma.

O concurso, que tem como tema os "Desafios da Proteção da Zona Costeira”, é uma ação da campanha "Eu Surfo na Mata Atlântica”. Nesse sentido, outras atividades também são realizadas. Dentre elas, está a Clínica de Surfe, na qual se promove o ensino do esporte aliado a conscientização ambiental, assim como a realização de seminários para discussões sobre o tema. Ainda como parte da campanha, após o concurso de fotografia, será realizada uma Exposição Itinerante.

Serão selecionadas as 30 melhores fotografias, eleitas por um Conselho Curador. Para escolha das três fotos a serem premiadas, haverá uma eleição por júri popular na página da Ecosurfi no Facebook, a partir do dia 1º de setembro. Uma prancha de surfe, uma obra do artista plástico Erick Wilson e um kit da organização serão os prêmios, do primeiro ao terceiro lugar respectivamente. A premiação será realizada no dia 23 de setembro.

Podem participar fotógrafos amadores ou profissionais, "preferencialmente surfistas ou simpatizantes do esporte e da cultura surfe”, a partir de 16 anos, de acordo com o regulamento do concurso. Cada participante poderá inscrever até duas fotografias de sua autoria. As imagens devem ser enviadas para o e-mail da organização (surfsustentavel@ecosurfi.org) com o assunto "Inscrição - Concurso Mata Atlântica, Minha Praia”, juntamente com a Ficha de Inscrição.

Para João Malavolta, o surfista deve "conhecer e perceber mais as áreas que utiliza, assim como as comunidades que fazem parte delas”. A aposta da Ecosurfi é que o concurso possa ampliar o olhar do surfista para as questões ambientais e promover uma nova visão sobre os desafios da zona costeira. "O surfista já tem uma sensibilidade apurada com a natureza. Ele precisa de uma série de conhecimento, como informações sobre os ventos, as marés”, reforça o dirigente.

Para mais informações: http://surfsustentavel.ning.com

Fonte: Adital - Camila Maciel