sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Começa nesta sexta-feira (19) Projeto que leva jovens a refletirem sobre seus planos de vida

"Lançar um olhar cuidadoso sobre sua própria existência”. É assim que Ana Claudia Folha da Cruz, integrante da Pastoral Anchietanum, explica a proposta do Espaço Projeto de Vida, o qual propõe a jovens de 17 a 25 anos momentos de reflexão sobre suas trajetórias e os motiva a organizar planos para alcançar objetivos. Neste ano, as atividades do projeto iniciam nesta sexta-feira (19) e seguem até domingo (21), na sede da organização jesuítica, localizada na cidade de São Paulo (SP), no Sudeste do Brasil.

Esse Espaço é o momento inicial para motivar os jovens a darem os primeiros passos em torno de um projeto. "A proposta é que eles reflitam sobre sua história, as ações que praticam, os desejos que possuem, o que os motiva”, explica Ana Claudia. O plano, a ser traçado, deve ter duração de pelo menos três anos, identificando o que os jovens gostariam de conquistar e qual o caminho a percorrer.

Cerca de 30 jovens irão participar das atividades neste final de semana. Em sua maioria, o público participante é de jovens que já estão inseridos no trabalho pastoral, mas há também "jovens que desejam conhecer o trabalho da Casa (Anchietanum)” e aproveitam o espaço para participar, esclarece Claudia.

Após o Espaço Projeto de Vida, os participantes serão acompanhados pela equipe da organização, assim como por colaboradores. Eles poderão escolher entre um acompanhamento individual ou em grupo para contribuir nos passos seguintes do plano de vida. De acordo com a entrevistada, "os encontros de acompanhamento acontecem mensalmente ou a cada quinze dias”.

O projeto, que acontece anualmente, é realizado há vários anos pela organização. "Acompanhamos as realizações das conquistas. Além disso, vemos a extensão desse trabalho através da atuação dos jovens das pastorais, que levam para os seus grupos a mesma ideia”, analisa Ana Claudia. Ela avalia ainda que, nesses casos, os projetos deixam de ser individuais e ganham objetivos comuns.

Ao considerar os anos anteriores, percebe-se que as questões do trabalho pastoral, da vida acadêmica, da vida familiar e do compromisso social estão dentre as principais metas colocadas pelos próprios jovens para suas vidas. Segundo Claudia, o plano não define somente traços da vida pessoal, mas também da atuação comunitária dos jovens.

A programação do encontro terá início com uma acolhida, a qual irá explicar a proposta do Projeto de Vida. Durante os três dias de atividades, "eles serão levados a refletir sobre quatro relações fundamentais: eu comigo mesmo, eu e Deus, eu e o outro, eu e o mundo”, explica Ana Claudia. Ela aponta que as ações propostas no projeto irão levar em conta as reflexões projetadas por essas relações.

Além disso, serão realizadas atividades que promovam a construção de uma identidade pessoal, assim como de um discernimento vocacional. Os jovens serão provocados a refletir sobre sua atuação, especialmente no contexto social e político, no qual está inserida a juventude.

Para mais informações: www.anchietanum.com.br

Fonte: Adital - Camila Maciel