segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Com 44% da força eleitoral, a juventude se mobiliza para eleger presidente

44% dos votantes nas eleições presidenciais da Guatemala são jovens, de acordo com o número de inscritos no padrão eleitoral. Para promover a participação juvenil e divulgar a importância do voto consciente, a Fundação para a Juventude (Fundaju), como parte do projeto Guatejovem, realiza a campanha "Seu Voto é Poder”. Os guatemaltecos escolherão seus máximos representantes no dia 11 de setembro deste ano.

A Campanha destaca a necessidade de que os eleitores observem o compromisso dos candidatos com os grupos sociais excluídos, com o desenvolvimento da infância e da juventude, com a defesa da classe trabalhadora, entre outras questões. Além disso, se ressalta a necessidade de investigar o passado e o presente dos candidatos à presidência. Finalmente, para exercer um voto responsável se deve levar em conta se o candidato tem ou não uma proposta de desenvolvimento equitativo para o país.

Para difundir estas ideias, Fundaju realiza oficinas com jovens nas províncias e desenvolve uma campanha publicitária em ônibus, redes sociais e meios de comunicação. Em um segundo momento, "Seu Voto é Poder” convocará os jovens a votar apenas nos partidos que tenham programas concretos e que demonstrem com segurança que realizarão estes planos.

Outro grupo juvenil da Guatemala que se organiza para promover o voto dos jovens é a Agência Nacional da Juventude (ANJ). Os dirigentes da ANJ apresentaram um documento aos setores de juventude dos partidos políticos, onde reivindicam a criação de uma Secretaria da Juventude. Para as organizações e coletivos que fazem parte da Agenda, a proposta pretende garantir políticas para o desenvolvimento integral dos jovens.

De acordo com o documento apresentado pelos jovens da ANJ, cerca de seis mil jovens vivem nas ruas do país. Em relação à exploração sexual, 12 mil convivem com esta realidade e sete a cada dez jovens sofrem violência familiar ou sexual. Nesse sentido, a juventude organizada avalia que os governantes devem considerar em seus programas ações específicas para os jovens.

Por parte do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, outra campanha estará em cena. Um projeto publicitário incentivará o voto dos jovens que votam pela primeira vez para que haja uma maior participação nas urnas.

Eleições na Guatemala

No dia 11 de setembro, 7,3 milhões de guatemaltecos, que estão inscritos no cadastro eleitoral, irão eleger um presidente e um vice-presidente, 333 prefeitos, além de 158 deputados para o Congresso e 20 para o Parlamento Centro-americano.

Entre os candidatos, encontra-se a ex-primeira dama Sandra Torres, que representa a coalizão formada pelo partido do governo, Unidade Nacional da Esperança (UNE) e pela Grande Aliança Nacional (Gana). Outra candidata é a Rigoberta Menchú, indígena e Prêmio Nobel da Paz de 1992, que representará o partido Movimento Winag.

Além das candidatas, disputam a presidência o general reformado Otto Pérez Molina, do Partido Patriota (PP), Eduardo Suger (CREO), Harold Caballeros (Viva e Encontro por Guatemala), Juan Guitérrez (PAN), Mario Estrada (UCN), Manuel Baldizón (Líder), Patricia de Arzú (Partido Unionista), Adela de Torrebiarte (ADN) e Alejandro Giammattei (Casa).

Para participar da Campanha "Seu voto é poder”:

http://www.facebook.com/pages/GUATEJOVEN-TU-VOTO-ES-PODER/118862478199163?sk=wall&filter=12

Com informações de Elecciones Noticias, Prensa Libre e Fundaju.

Fonte: Adital - Camila Maciel