quarta-feira, 29 de junho de 2011

Jovens missionários visitam cinco mil famílias em Navegantes

A terceira edição da Missão Jovem, promovida pela Pastoral da Juventude (PJ) de Santa Catarina, visitou cerca de cinco mil casas, em cinco bairros de Navegantes (SC), durante o feriadão de Corpus Christi. Os 250 missionários visitaram as famílias para dialogar e rezar. Além disso, organizaram eventos comunitários para jovens, crianças e seus pais.

Na quinta-feira, 23, foi declarada aberta a Missão Jovem na paróquia São Domingos de Gusmão. Após as orientações propostas pelos líderes missionários, os jovens foram enviados para as cinco comunidades da paróquia, aonde realizaram as celebrações de abertura em cada uma delas.

As crianças foram recebidas nos centros comunitários por palhaços, com balões, canções e brincadeiras. Cerca de 600 crianças participaram das atividades, 350 apenas na comunidade São Paulo. A secretária Maristela Zimmermann, 22, ajudou a divertir as crianças, motivada pelo desejo de melhorar a comunidade. “As lideranças estão muito envolvidas. O grupo de jovens está novamente motivado, a maioria das famílias está acolhendo os missionários, o clima de amizade está muito forte. As missões realmente valem à pena”, disse.

Na comunidade Nossa Senhora do Rosário, o encontro com as famílias reuniu mais de 100 mães, pais e avós. A equipe de missionários apresentou uma dramatização em uma mãe lutava manter a família unida, diante da jornada de trabalho excessiva do marido, os vícios da filha mais nova e a frustração escolar do filho mais velho. No entanto, estes perceberam isto apenas depois da sua morte. No fim, os missionários destacaram a necessidade do amor como fundamento para a manutenção da família.

Uma missa, presidida pelo bispo de Blumenau (SC), dom José Negri encerrou oficialmente a 3ª Missão Jovem Regional no domingo. Depois do encerramento, os jovens participaram da Marcha Estadual Contra Violência e o Extermínio de Jovens.
 

Fonte: CNBB